Gestos e instrumentos - Um Movimento na Igreja

Gestos e instrumentos

A estrutura do Movimento de CL é, por natureza, elástica. Não é prevista nenhuma forma de inscrição, apenas a livre participação das pessoas. Os grupos de comunidade nascem espontaneamente nos ambientes nos quais se desenrola a vida de todos os dias (escola, trabalho, bairro), e se encontram para a Escola de Comunidade e para o compartilhamento da vida cotidiana.

Visto que CL se concebe como uma "companhia guiada ao Destino", cada grupo do Movimento se refere às "diaconias", isto é, aos responsáveis disponíveis ao serviço da comunidade. Esses indicam o caminho a ser seguido, em comunhão com todo o Movimento e com o seu guia último, o Conselho de Presidência presidido por Padre Julián Carrón. Periodicamente, acontece a Assembleia de Responsáveis, que reúne os responsáveis italianos e do exterior por âmbitos nos quais age o Movimento.
Levando-se em consideração os âmbitos nos quais CL está presente, os grupos tomam nomes próprios que os definem. Na escola média a realidade de CL toma o nome de Juventude Estudantil (Giuventù Studentesca – GS); na universidade: Comunhão e Libertação Universitários (CLU); quem entrou no mundo do trabalho faz parte dos Adultos e dos Jovens Trabalhadores (JT).

Também os educadores e todos os que estão empenhados com a educação se reúnem sob o nome de Comunhão e Libertação Educadores (CLE). Recentemente, também as escolas fundamentais constituiram diversos grupos de estudantes, por iniciativa de alguns educadores que se reúnem sob o nome de "O Graal" (Il Graal).
Enfim, alguns sacerdotes que queiram "viver a pertença total ao carisma como serviço mais consciente à Igreja inteira": entre esses, aqueles que se reúnem com o nome de Studium Christi.

Como a participação no Movimento é absolutamente livre e responsável, quem guia CL propõe também livremente gestos que visam a educar o indivíduo e a comunidade na fé e na descoberta da própria humanidade.

© Fraternità di Comunione e Liberazione. CF 97038000580 / Webmaster / Note legali / Credits