Caritativa - Gestos e instrumentos

Caritativa

Na experiência de CL, a caritativa tem o objetivo de fazer aprender, através da fidelidade a um gesto exemplar, que a lei última da existência é a caridade, a gratuidade. São muito numerosas as atividades propostas: do catecismo ao fazer companhia aos idosos, passando pelo reforço escolar.

Disso, pela livre iniciativa das pessoas, nasceram, no tempo, diversas obras e se chegou à criação de verdadeiras casas de acolhida para casos difíceis (mães adolescentes, toxicômanos, deficientes mentais e físicos, portadores de Aids); ou ao desenvolvimento de empresas dedicadas à inserção no mundo do trabalho de portadores de necessidades especiais; à formação de ONGs para projetos de desenvolvimento em países pobres (por exemplo, a Avsi, na Itália e a Cesal, na Espanha); ou ainda à constituição de fundações como o Banco de Alimentos; à criação de Centros de Solidariedade, que ajudam pessoas desempregadas a encontrar trabalho. Está presente também na assistência aos presos ou no simples sustento econômico de famílias com dificuldade.

Frequentemente, estas são obras que unem ao objetivo caritativo uma organização empresarial sob o patrocínio do chamado setor sem fins lucrativos. Essas iniciativas, pode-se dizer, retomam a tradição das grandes obras caritativas que marcou a história do Ocidente cristão.

© Fraternità di Comunione e Liberazione. CF 97038000580 / Webmaster / Note legali / Credits