Congregação das Irmãs de Caridade da Assunção - A fecundidade do carisma

Congregação das Irmãs de Caridade da Assunção

Na esteira do carisma dado a Dom Giussani há também o Instituto Religioso das Irmãs de Caridade da Assunção, erigido em 1993 com Decreto Pontifício como Instituto Autônomo separado do Instituto das Irmãzinhas da Assunção, no qual, a partir dos anos 1970, entravam numerosas jovens vindas de CL. Dom Giussani ficou muito tocado com a simplicidade e com a caridade que aquelas irmãs viviam, e havia reconhecido uma sintonia com seu modo de entender e viver a vida cristã, de forma que começou a dirigir para aquela experiência as vocações mais sensíveis ao aspecto da caridade que surgiam no seu Movimento.

Os acontecimentos eclesiais do pós-Concílio levaram a uma progressiva diferenciação, que culminou no nascimento de uma nova família religiosa que encontrou em Dom Giussani o guia para viver, hoje, o carisma do fundador, padre Stefano Pernet, que viveu na França do século XIX. Tocado com a miséria material e moral na qual viviam as famílias de operários, e pela distância da Igreja, padre Pernet deu vida a uma obra na qual mulheres consagradas se colocavam a serviço das famílias, compartilhando com elas a necessidade mais concreta através da atenção aos doentes e do serviço doméstico, testemunhando assim o amor de Cristo presente na Igreja e despertando a fé por meio da caridade. Era, desde o início, uma obra apostólica, tendida, como dizia o fundador, a “refazer um povo para Deus”.

As Irmãs de Caridade da Assunção continuam, hoje, a mesma missão, levando em consideração as mudanças da sociedade que, frequentemente, tornam necessário que elas se insiram, com sua fisionamia própria, na rede de serviços das entidades locais. A sua obra é dirigida à família, através de um trabalho domiciliar de assistência aos doentes, às crianças com dificuldade, aos anciãos, tendo sempre presente a dignidade da pessoa, que merece estima simplesmente por existir. Dentro disso nasce a aventura fascinante do compartilhamento, no qual o homem é valorizado porque é querido e amado por Cristo, e a sua história tem um sentido porque tem um destino de esperança.

O Instituto é constituído, hoje, por mais de uma centena de irmãs. O itinerário de formação, ainda que na fidelidade às características próprias da vida religiosa, segue de perto, como métodos e conteúdos, o dos Memores Domini, reconhecendo neles a riqueza que o carisma de Dom Giussani oferece para quem se decide por uma experiência de virgindade. As irmãs estão presentes na Itália, nas cidades de Milão, Turim, Trieste, Roma e Nápoles; e na Espanha, em Madrid. O Capítulo Geral das Irmãs de Caridade da Assunção, celebrado em novembro de 2005, declarou Dom Giussani fundador do Instituto junto com padre Pernet. A Santa Sé aprovou e confirmou esta decisão.

© Fraternità di Comunione e Liberazione. CF 97038000580 / Webmaster / Note legali / Credits