CL no mundo - Um Movimento na Igreja

CL no mundo

Desde o início do Movimento, Dom Giussani quis educar a consciência dos jovens à abertura universal, própria da Igreja Católica

Já em 1962 tem início, sob a completa responsabilidade dos jovens colegiais, uma presença missionária no Brasil, em Belo Horizonte.
Rapidamente a experiência se difunde - graças a alguns encontros de Dom Giussani e às férias dos primeiros colegiais - nas várias regiões da Itália, começando pela costa adriática até Trentino e a Sicília. Na década de 1970 são ultrapassados os territórios da Península e chega-se à Suíça, à Espanha, ao Brasil, ao Congo, à Uganda. Não se teme nem mesmo ultrapassar a “cortina de ferro”, na Iugoslávia, na Polônia, na Tchecolováquia. "Mas, além de uma difusão geográfica, é significativa a presença do Movimento em cada âmbito social e eclesial: a universidade, a escola, o mundo do trabalho, a caridade, a cultura, a música, a arte dramática, etc" (M. Camisasca, Comunione e Liberazione. La ripresa, 1969-1976).

Na década de 1980 o Movimento se difunde graças a intercâmbios no exterior por parte de muitos estudantes: é o caso de numerosas universidades da América do SUl e da América do Norte. Além disso, às vezes por causas acidentais (uma transferência de trabalho, amizades ou parcerias imprevistas), grupos crescem e se multiplicam também na França, Bélgica, Alemanha, Irlanda, Inglaterra, Japão, Taiwan e Urss (depois Rússia). Além desses fenômenos tornam-se, ao longo dos anos, o convite cada vez mais premente de bispos e padres de todo o mundo para que sejam enviados sacerdotes CL ou leigos educados no Movimento.

No dia 29 de setembro de 1984, por ocasião dos trinta anos de nascimento de Comunhão e Libertação, João Paulo II recebe em audiência dez mil membros de CL e dá a eles este mandato: «Ide por todo mundo para levar a verdade, a beleza e a paz, que se encontram em Cristo Redentor».
Este convite marca o início de uma nova estação missionária que levará CL a estar presente em cerca de noventa países em todos os continentes.

> Onde estamos

© Fraternità di Comunione e Liberazione. CF 97038000580 / Webmaster / Note legali / Credits