Carta de padre Carrón a todos os amigos do Movimento

Julián Carrón

Caros amigos,

ainda está vivo na memória o encontro com o Papa na Praça São Pedro, no dia 3 de junho: quero olhar junto com vocês aquilo que aconteceu.

O gesto de oração que, com todos os movimentos, vivemos junto com o Santo Padre foi um pedido ao Espírito. Não é insignificante que ele tenha escolhido esta modalidade de encontro. Podemos encontrar a razão desta escolha na homilia da Missa de Pentecostes, na qual Bento XVI expressou a convicção de que “a eficácia missionária” não depende “principalmente de um atento planejamento e da sucessiva inteligente realização mediante um empenho concreto”, mas, antes de qualquer resposta nossa, da iniciativa dAquele que é “o verdadeiro protagonista da Igreja”: o Espírito de Jesus Cristo. Portanto é deste Espírito que temos necessidade.
Todos nós na Praça São Pedro percebemos que de verdade é assim, quando escutamos o Papa dizer qual é a obra do Espírito: “O seu Espírito entra nos nossos corações unindo-nos dessa forma com o próprio Jesus e com o Pai”. Não é mesmo este pertencer, cada vez mais íntimo, o que todos nós desejamos? Somente este nosso deixar-nos atrair para dentro dEle é que pode permitir ao Espírito levar à plenitude a vida, a liberdade e a unidade. É assim que o Papa nos indicou o caminho.
“A vida”, disse-nos, “a encontramos na comunhão com Aquele que é a vida em pessoa – na comunhão com o Deus vivo”. Esta comunhão com Cristo inundará tanto o nosso coração a ponto de nos tornar livres, capazes de “demonstrar aos outros com a vida que somos livres”. Deste modo Ele, mediante o seu Espírito, edifica o seu Corpo, gerando aquela unidade que encontra o mundo e o transforma.
Eu lhes rogo que retomem entre vocês as palavras que o Papa nos dirigiu, pedindo ao Espírito que tudo quanto nos disse se torne cada vez mais nosso, pois somos nós os primeiros que temos necessidade daquela vida e daquela liberdade verdadeiras. Todos conhecemos a consciência que Dom Giussani tinha da urgência desta invocação ao Espírito, pela insistência com a qual nos convidava a repetir a oração: Veni, Sancte Spiritus. Veni, per Mariam.
Somente assim podemos contribuir à missão da Igreja, respondendo ao apelo do Santo Padre: “Caros amigos, peço que sejais ainda mais, muito mais, colaboradores no ministério apostólico universal do Papa, abrindo as portas a Cristo”.

Com afeto de amigo

padre Julián Carrón

Milão, 12 de junho de 2006