Veni Sancte Spiritus, veni per Mariam

Palavra entre nós
Luigi Giussani

Notas da fala de Luigi Giussani nos Exercícios Espirituais dos Memores Domini. La Thuile, 2 de agosto de 2001


Perdoem-me se entro também eu, explicitamente, em seu encontro. Pois, se o sacrifício de não estar com vocês está unido à alegria de ser de Cristo, de eu ser dEle, se está unido a um pouco dessa confiança, dessa esperança - que nasceu no coração, e a fidelidade à vida da Igreja fez crescer, fez se tornar adulta, madura -, então não é inconcebível que eu lhes possa falar uns poucos minutos.
Eu gostaria que todo o Grupo Adulto soubesse que existe uma fórmula, uma jaculatória - como diz toda a tradição da Igreja -, uma fórmula que resume tudo o que procuramos crer, exprimir, comunicar, pois é a fórmula que resume todo o dogma cristão, tal como a Igreja sempre o viveu: Veni Sancte Spiritus, Veni per Mariam.
Muitas coisas devem tê-los tocado; mas a culpa nunca é extirpada da nossa consciência, a afirmação da verdade nunca é renovada, se toda a alma não busca que aconteça aquilo que o grito da tradição cristã nos faz dizer sempre de novo. Veni Sancte Spiritus, Veni per Mariam é a síntese de tudo o que nos diz o ano litúrgico, é a síntese de tudo o que nos diz a memória da vida cristã.
Pois tudo, tudo vem do Espírito Santo. É o Espírito de Deus que permite à pessoa ter acesso à possibilidade de ser tocada positivamente, e até fervorosamente, pela vocação, pela graça de Deus na vida - pois a vocação é a graça de Deus na vida. É pelo Espírito que cada homem, como cada ser, entra num desígnio vasto, vasto como o Pai o pensou.
Quem sabe o Espírito ainda me conceda ter uma relação viva com vocês, ou melhor, que a relação viva com vocês - que jamais cessará, por toda a eternidade - tenha ainda alguma influência operativa direta na vida deste mundo.
Veni per Mariam indica, sintetiza o dedo apontado para todas as coisas, para todas as coisas que o nosso olhar humano pode nos permitir ver e que a consciência pode facilmente entender. Pois Nossa Senhora é a síntese de toda a humanidade... não apenas da humanidade, mas também de tudo o que a criação carrega consigo desde a eternidade, por toda a eternidade. Desde a eternidade tudo é do Pai. No Mistério nasceu toda e qualquer coisa, cada grão de poeira, até mesmo a pedrinha de areia do chão, cada pensamento e cada sentimento do homem. Maria exprime sinteticamente essa conexão do Mistério com as coisas que o próprio Mistério criou (por isso o Espírito Santo é chamado redentor e salvador), pois Nossa Senhora é a única possibilidade de síntese, no coração do homem, de tudo o que acontece, aconteceu e acontecerá, que é a fé. E a fé desenvolve uma esperança, e a esperança nos permite viver a aurora do eterno. Permite-nos viver a aurora do eterno!
Quem sabe, quem sabe o Senhor e Nossa Senhora venham a dar-me mais saúde e a renovar em mim a energia de lhes comunicar as coisas segundo uma experiência que com o tempo se torna cada vez maior, cada vez maior!
Que o Veni Sancte Spiritus, Veni per Mariam seja uma conexão que suscite mais rapidamente em sua alma uma adesão, uma certeza de esperança e um início de visão do que o Senhor nos dará como prêmio final da nossa vida.
Tchau! Até mais ver!