Uma adorada simplificação de tudo

Noviços
Luigi Giussani

Notas da saudação de padre Giussani ao final de um retiro do Noviciado dos Memores Domini. Garda, Itália, 20 de janeiro de 2002

Sim, esta é uma espécie de saudação.
Em primeiro lugar, os cantos admiráveis, a maravilhosa presença no coração de vocês suscitaram de novo em mim - como todas as vezes em que penso neles - a sinceridade. Pois a sinceridade não é uma coisa qualquer: a sinceridade é participar da realidade da vida integralmente.
Em segundo lugar, essa participação unificadora é algo que se vive todos os dias, que carrega consigo todas as possibilidades da nossa atenção e da nossa predileção.
Assim, o acontecimento do cristianismo, o acontecimento de Cristo no mundo é uma adorada simplificação de tudo - uma adorada simplificação de tudo. Agradeço especialmente a Coki, que, no diálogo entre vocês, deu a respeito disto um sinal, um sinal irresistível da fineza da perspicácia de seu espírito. Com tudo o que é o mundo, somos simples! Com tudo o que é o mundo, vemos como é verdadeira essa simplicidade, e com tudo o que é o mundo acabamos sempre por recomeçar do princípio - sempre do princípio.

Este é o conteúdo dos votos que lhes faço. E é fácil nunca esquecer o quanto este conteúdo deve ser necessariamente conduzido à sua originalidade.
“O Gesù d’amore acceso,/ non t’avessi mai offeso./ O mio caro e buon Gesù,/ non ti voglio offendere più” (“Ó Jesus, de amor incendido,/ quisera nunca vos ter ofendido./ Ó meu querido e bom Jesus,/ não vos quero voltar a ofender”).
A simplicidade, a unidade entre todos e a unidade entre tudo o que tem a ver conosco.

Veni Sancte Spiritus. Veni per Mariam.
Até logo.
Que a nossa vida, o Movimento, nos faça participar dessa intenção contínua com a qual Cristo se lança sempre de novo no coração, instigando-nos ao nosso dever.
Até logo, que nos vejamos em breve.