Dom Giussani e os Mistérios da luz

Luigi Giussani

Os trechos lidos durante a recitação dos Mistérios luminosos na Scala Santa em direção ao Santuário de Loreto

O anúncio do Reino de Deus
“Cumpriu-se o tempo e o Reino de Deus está próximo” (Mc 1,15). Cada dia da nossa vida, cada instante, cada passo do nosso caminho ecoa essas palavras. Pois cumpriu-se, pois tudo o que pode ser dito a cada um de nós nos foi dito, tudo: que “nem só de pão vive o homem”, que a realidade não é a aparência, que a realidade é Cristo, a palavra que saiu de Deus.
Luigi Giussani. Homilia na Quaresma de 1979 (inédito)

A Transfiguração
O instante do tempo tem significado como retorno de Cristo, e esse dia será o dia da glória; mas todo instante é o instante da glória, e a glória de Cristo no instante é a transfiguração do conteúdo do instante, é a transfiguração que acontece naquilo que fazemos. Essa transfiguração é a verdade do humano, é a verdade do que fazemos, origem de uma humanidade diversa.
Luigi Giussani. Tutta la terra desidera il tuo volto (Milão, San Paolo, 2000, p. 38)

A instituição da Eucaristia
Tudo o que somos grita a Deus a oração que está no centro da missa: tudo deve se tornar corpo e sangue de Cristo, parte do mistério de Cristo que já libertou o mundo com a sua morte e ressurreição, mas que reveste as nossas ações da possibilidade de colaborar para essa libertação. O mundo inteiro precisa da nossa fé, que a nossa vida mude pela fé, que se torne morte e ressurreição de Cristo operante na história.

Luigi Giussani. Dalla liturgia vissuta: una testimonianza (Milão, Jaca Book, 1973, p. 22)