A História como instrumento educativo: Cristo na Cruz e Cristo Ressuscitado

Palavra entre nós
Luigi Giussani

Notas da intervenção conclusiva de Luigi Giussani na Assembléia de Responsáveis de Comunhão e Libertação. Milão, 11 de março de 2003

Agradeço-lhes por me darem a possibilidade de intervir num momento como este, nesta situação tão particular e tão interessante para a história de um movimento. Agradeço-lhes muitíssimo! Não ouvi, neste encontro, um único suspiro em que não estivesse presente todo o esforço, todo o trabalho, toda a luminosidade e toda a humanidade que compartimos.
Realmente, poucas vezes vi um encontro em que o juízo fosse tão intenso e tão adequado, e tão capaz de abrir caminho à esperança de uma convivência. Se vocês voltarem a ler ou meditar os momentos, as expressões, as coisas que disseram hoje... só isso já bastaria!
É como se o Senhor nos dissesse: se os faço passar por este momento duro, é porque quero que vocês verifiquem o quanto os amei, como Pai criador - ainda que não se possa esquecer a modalidade desta minha intervenção, que é a morte do Filho.
Mas o Filho ressuscitou! A história, para nós, é a continuidade da ressurreição de Cristo. Para nós, cada momento da história tornou-se a modalidade com a qual o mistério da ressurreição se cumpre. E no fim deste momento, ou seja, no fim da história, o mundo, o mundo todo, o mundo inteiro estará convencido da inteligência que Deus quis manifestar e da graça afetiva com a qual encheu nosso coração.
Não tenham medo, não tenhamos medo de servir ao Senhor, de servir a Cristo com toda a possibilidade que nos deu.
Fiquei muito comovido com este belíssimo encontro. Em particular, confesso que concordo totalmente com padre Pino, com cada palavra que ele disse.
Obrigado. Até a próxima.