XXVI Peregrinação Macerata-Loreto. A mensagem de Dom Giussani

XXVI Peregrinação a pé Macerata-Loreto, 5 de junho de 2004.
Luigi Giussani

Em Nossa Senhora, o destino de cada vida humana encontra o seu início e a sua realização: a oferta.
Início, porque Nossa Senhora é a consciência que Cristo tinha do mundo.
Realização, porque oferecer a Deus aquilo que se faz é a dor da existência; a oferta ao Mistério de Deus de todo o nosso próprio ser, de tudo o que parece brotar do nada. Aquilo que todos os dias seria limite para nós é destinado a se tornar grande como o olhar de Nossa Senhora. Maria entendia que o conteúdo de cada condição humana desenvolve e realiza o desígnio de um Outro: não o desígnio do próprio coração, mas o do coração de Deus.
É este o Mistério que todas as coisas criadas por Deus possuem, ou seja, é o que as torna partícipes da grandeza e da beleza do Seu mundo, sem confins e sem o mal.
De modo que tudo quanto nasce se torna um ser de graça, até mesmo quando os acontecimentos são fatigantes. Tudo nasce e floresce numa versão de graça. Por isso, na cruz até a ressurreição de Cristo tudo se torna graça, isto é, salvação, paz e letícia.
É o conhecimento dessa positividade alegre de tudo que deverá ser redescoberta por vocês, e então até as fadigas de cada meta afluirão com torrentes de graça. As dores, assim como a vida, certamente não lhes faltarão, mas vocês viverão a vida como um caminho; mesmo quando o caminho for fatigante, será a descoberta de um bem realmente grande (cf. Dante a Maria).

Sigam quem honra Cristo, quem ama sua Mãe.
Ofereçam a Ela, como sua imitação, a verdadeira justiça: este é o caminho da Santidade.