A glória de Deus é o homem que vive

CL - La Thuile
Luigi Giussani

Notas da saudação com que padre Giussani concluiu a Assembléia Internacional dos Responsáveis de Comunhão e Libertação. La Thuile, Itália, 23 de agosto de 2003


“Gloria Dei vivens homo”. Nada mais conhecemos senão o sol que invade a nossa pobreza, pobreza que, do contrário, desapareceria imediatamente no nada: Gloria Dei, a glória do Ser.
Como agradecemos ao nosso grande amigo, Carrón, por ter sintetizado em suas poucas palavras, que resumem todo um processo do coração e da mente, como temos de lhe agradecer por ter levado essa miséria do homem para dentro do âmago da definição do que é o homem; e o homem não como teoria abstrata, mas como miséria concreta, como parte infinitesimal e efêmera das coisas!
“Gloria Dei vivens homo”. A glória de Deus, do Ser, do Ser que entrou na nossa vida, que está dentro da nossa vida, a glória de Jesus; a glória de Jesus, a glória humana de Cristo, vivens homo, é tão-somente o homem que vive.
“Gloria Dei vivens homo”. Homo: homo com toda a sua pequenez, o seu nada diante do Ser que o faz ser - que o faz ser!
Meu Deus, obrigado, Jesus! Obrigado a cada um de vocês que me foi irmão, parte de cada passo do meu caminho em todos estes anos, de uma riqueza tão estupenda quanto irreconhecida, não reconhecida!
A ti rezamos, Nossa Senhora, todos juntos, para que a tua presença diante do olhar do Ser se traduza em conversão, pois a vida é a conversão, é conversão do nada para o Ser.
“Gloria Dei vivens homo”. Até nosso próximo encontro, irmãos, todos os dias da nossa vida, a cada instante de cada dia!