A amizade de Cristo - Textos de João Paulo II

A amizade de Cristo

João Paulo II Passos

01/05/2006 - Movimentos

Do discurso de João Paulo II durante o encontro dos movimentos eclesiais e das novas comunidades. Praça São Pedro, 30 de maio de 1998

Pela sua natureza, os carismas são comunicativos e fazem nascer aquela “afinidade espiritual entre as pessoas” (cf. Christifideles laici, 24) e aquela amizade em Cristo que dá origem aos “movimentos”.
No nosso mundo, com frequência dominado por uma cultura secularizada que fomenta e difunde modelos de vida sem Deus, a fé de muitos é posta à dura prova e, não raro, é sufocada e extinta. Percebe-se, então, com urgência a necessidade de um anúncio forte e de uma sólida e aprofundada formação cristã. E eis, então, os movimentos e as novas comunidades eclesiais: eles são a resposta, suscitada pelo Espírito Santo, a este dramático desafio do final de milénio. Vós sois esta resposta providencial. Os verdadeiros carismas não podem senão tender para o encontro com Cristo nos Sacramentos. As verdades eclesiais a que aderis ajudaram-vos a redescobrir a vocação baptismal, a valorizar os dons do Espírito recebidos na Confirmação, a confiar-vos à misericórdia de Deus no Sacramento da Reconciliação e a reconhecer na Eucaristia a fonte e o ápice da inteira vida cristã. E de igual modo, graças a essa forte experiência eclesial, surgiram esplêndidas famílias cristãs abertas à vida, verdadeiras “igrejas domésticas”, desabrocharam muitas vocações ao sacerdócio ministerial e à vida religiosa, assim como novas formas de vida laical inspiradas nos conselhos evangélicos. Nos movimentos e nas novas comunidades aprendestes que a fé não é questão abstrata, nem vago sentimento religioso, mas vida nova em Cristo, suscitada pelo Espírito Santo.
Jesus disse: “Vim lançar fogo sobre a terra; e que quero Eu senão que ele já se tenha ateado?” (Lc 12, 49). Hoje, deste cenáculo da Praça de São Pedro, eleva-se uma grande oração: Vinde Espírito Santo, vinde e renovai a face da terra! Vinde com os vossos sete dons! Vinde Espírito de vida, Espírito de verdade, Espírito de comunhão e de amor! A Igreja e o mundo têm necessidade de Vós. Vinde Espírito Santo e tornai sempre mais fecundos os carismas que concedeis. Dai nova força e impulso missionário a estes vossos filhos e filhas aqui reunidos. Dilatai o coração deles, reavivai o seu empenho cristão no mundo. Tornai-os corajosos mensageiros do Evangelho, testemunhas de Jesus Cristo ressuscitado, Redentor e Salvador do homem. Fortalecei o seu amor e a sua fidelidade à Igreja.
Hoje, desta Praça, Cristo repete a cada um de vós: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a todas as criaturas” (Mc 16, 15). Ele conta com cada um de vós, a Igreja conta convosco. “Eis – assegura o Senhor – Eu estarei sempre convosco, até ao fim do mundo” (Mt 28, 20). Estou convosco.

© Fraternità di Comunione e Liberazione. CF 97038000580 / Webmaster / Note legali / Credits