XXVI Peregrinação Macerata-Loreto. A mensagem da CEI

XXVI Peregrinação a pé de Macerata a Loreto
Camillo Ruini e Giuseppe Betori

Caríssimos,

Renova-se mais uma vez, este ano, a Peregrinação dos jovens de Macerata ao Santuário de Loreto, que chegou à sua XXVI edição, e queremos acompanhá-los com algumas palavras de encorajamento como testemunho de partilha de intenções e de proximidade espiritual.

Os muitos jovens que percorrem as estradas dos antigos peregrinos repropõem um gesto que é expressão de busca e de empenho, conscientes de que, na vida, são necessárias a determinação e a fadiga do dar um passo depois do outro. No caminho, porém, o que conta, sobretudo, é a clareza da meta a alcançar: para nós, como lembra o Santo Padre, é o próprio rosto de Cristo. Com ele, repetimos a ânsia dos primeiro discípulos: “Queremos ver Jesus”. A nossa vida deve fazê-lo “visível” a quem o está buscando.

A invocação, unânime e fervorosa, passa pelas mãos de Maria e é ritmada pela oração do Rosário e pelos testemunhos de vidas iluminadas pela presença de Cristo e é agradecimento pelo ano escolástico que se aproxima do fim, mas é, também, pedido pela intercessão da Virgem pela paz daquelas regiões do mundo onde as milícias trazem sofrimento, lutas e mortes, particularmente na Terra Santa do Senhor e em todos os lugares onde os cristãos sofrem por causa de sua fé.

Os cinquenta anos do nascimento de Comunhão e Libertação dão particular significado a este encontro, chamando a fazer memória de como o estar juntos para dar forma à vida a partir do encontro com Cristo é capaz de gerar a verdadeira novidade, a novidade evangélica, na história humana. E é bonito que, em fraternidade eclesial, a grande peregrinação promovida pela Ação Católica a Loreto para o próximo mês de setembro também esteja nas intenções das vossas orações. Nós vos asseguramos a nossa lembrança nas orações para o feliz êxito da Peregrinação, agradecemos a todos os que trabalham na organização e enviamos uma cordial saudação aos participantes, invocando sobre todos as bênçãos do Senhor.

Camillo Card. Ruini, presidente da Conferência Episcopal Italiana
e Giuseppe Betori, Secretário Geral