O fato mais imponente da história humana

As notas da apresentação de O senso religioso com Irene Elisei, Javier Prades e Davide Prosperi no Teatro Dal Verme de Milão, 2 de maio de 2023

Davide Prosperi
Boa noite a todos, bem-vindos. Cumprimento e agradeço a todos vocês aqui presentes no Teatro Dal Verme de Mião e a todas as pessoas conectadas da Itália e do exterior. Fiquei sabendo, pelos nossos amigos que estão nos vários pontos onde as conexões foram ativadas, que várias personalidades da Igreja e da sociedade civil estão participando deste encontro, bem como muitas pessoas que não pertencem ao Movimento Comunhão e Libertação: agradeço-lhes sua presença e espero que esta seja mais uma ocasião para nos conhecermos melhor. Acabamos de ouvir Dom Giussani introduzir assim o tema do senso religioso: «Não se trata só de um fato, de um acontecimento, mas do fato mais imponente e mais inextirpável da história humana» (Episódio 1 do podcast Il senso religioso, 5:13min). O áudio foi tirado do podcast produzido por Choramedia, que está disponível online e repassa todos os conteúdos do livro O senso religioso, pela primeira vez com a voz de Dom Giussani.



Já neste pedaço que ouvimos, embora breve, capta-se muito bem – julgo eu – a intensidade com que Dom Giussani introduzia sobretudo os jovens, mas também quem quer que encontrasse, no tema do senso religioso, a paixão vibrante com que os convidava a levar a sério com toda a sua razão e com toda a sua humanidade aquele desejo de sentido, aquele anseio pelo infinito que todo homem experimenta e encontra em si. Por outro lado, essa sua mesma convicção alimentou desde sempre seu compromisso incansável na educação dos jovens. Lembramos uma frase célebre sua contida no livro Porta la speranza: “Nós sufocamos os jovens quando temos a pretensão de que eles tenham um entusiasmo pelas coisas limitadas” (Porta la speranza, Gênova: Marietti 1820, 1997, p. 68). Para Dom Giussani, é limitada toda e qualquer proposta que não esteja voltada a abrir o olhar, a introduzir uma experiência de significado total para a existência.

Baixe o PDF do texto integral: