#Coronavírus - Página 2

Uma <em>villa</em> em Buenos Aires

Nas villas, a comunidade combate o vírus

MundoMonica Poletto

O medo da epidemia na periferia de Buenos Aires, entre a pobreza e a impossibilidade de isolamento. E onde um grupo de padres cuida do próprio povo. Padre Charly Olivero nos contou como está sendo

Uganda. «O que me falta ficando em casa?»

Cartas

Medidas restritivas também em Uganda. Com a universidade parada e as provas canceladas, a vida corre relaxada na internet. «Numa situação quase perfeita sob certos aspectos, até que o coração começou a gritar..»

«Os olhos de Deus sobre o meu povo»

Cartas

Quarenta e cinco caixões no lugar dos bancos de uma paróquia de Bérgamo. O relato de um jornalista chamado a contar o drama de sua terra e de seu povo: «Não estão sozinhos, não estão abandonados...»

Luca Salvi, diretor de Ortopedia no Hopital de Alzano Lombardo

«Um último olhar de ternura por quem morre só»

MundoPaola Bergamini

Luca Salvi trabalha no Hospital de Alzano Lombardo (Bérgamo), um dos epicentros da epidemia na Itália. Onde tudo mudou. «O que vem acontecendo nos induz a refletir sobre a nossa consistência»

O Papa Francisco dando a bênção Urbi et Orbi na porta da basílica de São Pedro

Francisco. «Abraçar o Senhor, para abraçar a esperança»

IgrejaPapa Francisco

A homilia do Santo Padre na Praça de São Pedro, vazia, num momento extraordinário de oração e adoração Eucarística que se encerrou com a bênção Urbi et Orbi. «A nossa fé é fraca, mas Tu, Senhor, não nos deixes à mercê da tempestade»

Amedeo Capetti

Carta enviada da trincheira

Cartas

Numa carta enviada ao jornal Il Foglio em 18 de março, a experiência de um médico no meio dos doentes do hospital “Sacco” de Milão, onde desapareceu até o lamento.

Argentina. As circunstâncias são a nossa vocação

Cartas

Ao ler na carta de Carrón que os Exercícios da Fraternidade foram suspensos, o trabalho da secretaria do Movimento começou a cambalear. Um telefonema para suas colegas italianas lhe permitiu começar a olhar a realidade de frente

O Papa aos líderes cristãos: «Rezemos juntos o Pai-nosso»

IgrejaPapa Francisco

Ao final do Angelus, o convite a uma súplica comum perante a ameaça da pandemia: quarta-feira, 25 de março, ao meio dia. Depois, sexta-feira 27, a oração no átrio da Basílica de São Pedro com a bênção Urbi et Orbi

Aumentar a certeza que sustenta a nossa vida

Portugal e Brasil

Como a experiência de uma companhia que responde criativamente através de vários meios e o nosso "Sim" a Cristo reconhecido em todos os momentos nos ajudam...

«Dizer sim a tudo o que me é pedido»

Cartas

Um cirurgião em Milão. Sua especialidade não é infectologia. Por isso, nesta situação de emergência, sente-se “à margem”. E pergunta-se: “Qual é a minha contribuição?”

O streaming não pode esconder a escuridão dentro de ti

Cartas

O telefonema de um amigo de quarentena. A lembrança de umas férias nos lugares de São Bento e a pergunta do salmo: «Há um homem que quer a vida e deseja dias felizes?» Que nem sequer as tentativas de permanecer em contato podem censurar

Uma pergunta na enfermaria: «Quem é você?»

Cartas

Uma enfermeira que trabalha com pacientes positivos do Covid19. Os gritos de uma mulher ao telefone. Um padre velhinho assustado. Dois episódios em que, no meu trabalho, «Cristo me perguntou: “Você tem medo? Confia em mim?”»

Existe algo que nos salve do nada?

Cartas

«A gestão da liberdade durante estas semanas constitui um desafio que põe à prova o meu medo de perder tempo». A carta de um aluno após a suspensão das aulas presenciais em Madri devido ao coronavírus.

A vontade de responder à realidade é mais forte

Cartas

Não poder encontrar-se, não poder ir à missa. Para Elisa e Laura, o verdadeiro desafio não é encontrar-se “mesmo assim” ou “apesar” do que está acontecendo. Mas tentar ficar diante de uma provocação: que passo nos é pedido?

Fechados em casa, sem parar a vida

Cartas

O estudo para a tese sem amigos, nada de Escola de Comunidade, nenhum momento de encontro. Será ainda possível continuar a experiência do Movimento? Federico descobriu que, mesmo com as restrições do Coronavírus, tem todos os instrumentos para o caminho

«O vírus? Uma lente de aumento sobre mim»

Cartas

Estresse, incompreensões, reclamações dos pacientes. Num departamento que virou um hospital de campo, Luisa se sente afundando nas dificuldades do trabalho de enfermeira. E se pergunta: «O que muda ser cristã?»

Beppe, Cremona

A fé põe o medo no lugar certo

MundoLuca Fiore

Beppe cuida da ordenha de 300 vacas na província de Cremona. Fala do seu cotidiano, feito de prudência, oração e maravilha pelas coisas que acontecem. «O que tenho de mais querido é o que todos os dias me é dado viver»

Stagno Lombardo (Cremona)
Mauro Magatti

Uma esperança que resiste à angústia

AtualidadeDavide Perillo

Uma conversa com o sociólogo da Católica de Milão sobre a carta de Carrón sobre o coronavírus. A fragilidade, a verdade da nossa vida, a descoberta do “bem comum”. E o sentido de uma existência que não é autorreferencial