Dom Giussani, o centenário

Em 2022 se completam cem anos do nascimento do fundador de CL, uma oportunidade para aprofundar e comunicar a novidade que ele continua trazendo para a vida de tantos. Você também pode contribuir

Em 2022 ocorre o Centenário do nascimento do Servo de Deus Dom Luigi Giussani (1922-2005). Esse aniversário oferece a oportunidade de aprofundar e comunicar a novidade que ele continua trazendo para a vida de tantos, a “vibração” da fé que ele transmitiu com a sua proposta, para o bem da Igreja e da sociedade.

«Como olhar para essa celebração? Não nos interessa a comemoração em si, a não ser por um motivo essencial: testemunhar o que Dom Giussani gerou em nós», disse Julián Carrón nos Exercícios Espirituais da Fraternidade de CL 2021, ao apresentar os trabalhos iniciados tendo em vista o aniversário: «O que Dom Giussani tem a ver com os muitos desafios que temos de enfrentar? O que a sua paternidade gera hoje?» A partir dessas perguntas, começou um caminho cheio de iniciativas e projetos que estão em fase de construção, aos quais serão somadas outras propostas:

Chamada de trabalhos internacional. O Comitê Científico do Centenário do Nascimento de Luigi Giussani propôs uma Chamada de Trabalhos acadêmica para convidar estudiosos do mundo inteiro a escrever um ensaio sobre o pensamento de Giussani, em três principais áreas temáticas: teológico-religiosa, filosófico-antropológica, educativo-pedagógica. A Faculdade de Teologia de Lugano, depois de ter organizado em 2017 o Congresso “Luigi Giussani: o percurso teológico e a abertura ecumênica”, assumiu a função de polo acadêmico internacional para promover a Chamada. As propostas recebidas estão atualmente em fase de avaliação por parte do Comitê Científico, com o intuito da publicação dos ensaios e de eventuais iniciativas posteriores.

Prêmios. A Fraternidade de CL instituiu um Prêmio internacional de mestrado e um Prêmio internacional de doutorado para teses sobre Dom Giussani, a fim de promover a divulgação da sua figura e da sua obra. Os prêmios são reservados a graduados de todo o mundo que tenham obtido um título de Mestre e a pesquisadores doutores que tenham obtido o título numa universidade italiana ou estrangeira.
Para baixar o edital e o pôster, e subir a tese, você pode acessar este site: https://bandotesigiussani.comunioneliberazione.org/

Exposição virtual. Proposto e organizado por Monica Maggioni e Dario Curatolo, o projeto quer introduzir no conhecimento de Dom Giussani com um formato direto, simples e rico de conteúdos. A exposição digital será multilíngue, acessível e compartilhável por indivíduos e pequenos grupos no mundo todo. Também está previsto um modelo de instalação física essencial em várias línguas, que poderá ser utilizado em ocasiões de encontros, iniciativas de centros culturais e de comunidade.

www.clonline.org. A seção dedicada a Dom Giussani será enriquecida com novos conteúdos: vai acompanhar o caminho do Centenário e publicar testemunhos e contribuições.

Biografia. Para o primeiro semestre de 2022 está prevista a publicação de um retrato da vida de Dom Giussani, organizado pelo jornalista espanhol Fernando De Haro.

Se alguém quiser organizar momentos e iniciativas, é convidado a contatar a secretaria do Centenário para um oportuno conhecimento e coordenação.

Para informações, conselhos e sugestões: centenario@comunioneliberazione.org