A carta do Papa aos Memores Domini

Por ocasião das Profissões, feitas no dia 4 de dezembro durante o retiro de Advento, o Santo Padre enviou uma mensagem a todos os membros da Associação, por meio do Delegado especial Dom Filippo Santoro
Papa Francisco

A Sua Excelência Reverendíssima Dom Filippo Santoro, Arcebispo de Taranto, Delegado especial para a Associação laical Memores Domini

Por ocasião da Profissão que diversos jovens Memores Domini vão fazer no próximo dia 4 de dezembro, gostaria de transmitir-lhe minha cordial saudação, junto com a gratidão pelo que o senhor vem realizando em prol desta Associação laical, atualmente entregue aos seus cuidados. Em vista desta feliz circunstância, desejo transmitir-lhe a seguinte mensagem, endereçada a todos os membros da Associação.

Caros irmãos e irmãs, dirijo-me a vós enquanto numerosos jovens, provenientes do mundo inteiro, estão prestes a entregar definitivamente sua vida ao Senhor por meio da Profissão. Saúdo a todos os membros da Associação e principalmente a vós, queridos jovens, que vos dispondes a dar um passo tão importante. Sei que há um longo tempo tendes aguardado por este evento, que vem ainda mais desejado após a tribulação vivida pela Associação nos últimos anos. O momento finalmente chegou! Conforme a tradição da Associação, a Profissão é feita no início do Advento. É bonito: como o Senhor irrompe na história com sua vinda, assim uma novidade de vida irrompe agora em vós.

Como o tempo do Advento, assim também a promessa que ides formular preencherá a vossa vida com espera e com esperança. Espera por encontrar o Senhor em cada gesto, em cada circunstância diária, tomando como modelo a disponibilidade que estava no coração de Maria ao anúncio do Anjo; mas também esperança certa de bem e de felicidade, para vós e para o mundo inteiro. Dom Giussani adorava dizer que, com a própria forma da vossa vida, gritais a todos que Cristo é o único pelo qual vale a pena viver. A Profissão, portanto, reforça a vossa presença missionária nas realidades ordinárias da vida, nos diversos âmbitos de trabalho e da sociedade, nas periferias existenciais das cidades e dos muitos países dos quais provindes. Sois leigos e missionários, em perfeito alinhamento com o mandato evangelizador proveniente do Batismo.

Como pude manifestar em várias ocasiões, nutro uma grande estima pelo carisma dos Memores Domini e sou vivamente grato ao Espírito Santo, que o suscitou. Neste momento particular da Associação, quero garantir, a vós jovens e a todos os Memores, que acompanho de perto o caminho que estais percorrendo sob a condução de S.E. Dom Filippo Santoro, meu Delegado especial, bem como sob a paterna solicitude do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. Nestas circunstâncias, queridos jovens, a vossa Profissão assume um significado específico: é sinal de predileção por vós por parte do Senhor, mas também expressão da vossa confiança renovada em relação à Igreja, que acolhe e acompanha o vosso carisma a fim de que, dócil ao Espírito Santo e obediente à Esposa, dê frutos de apostolado e de santidade no mundo. Desta forma, possais reconhecer e promover aquela unidade concorde que é a única a tornar belo e fecundo o testemunho.

Com estes sentimentos, confio vossos propósitos de bem à intercessão materna da Mãe da Igreja e à proteção de São José. Abençoo-vos de coração e rogo-vos, por favor, que continueis a rezar por mim.

Roma, São João de Latrão, 24 de novembro de 2021