Mikel Azurmendi

Mensagem de Carrón pela morte de Mikel Azurmendi

Sexta-feira, 6 de agosto, festa da Transfiguração, morreu Mikel Azurmendi. As palavras do responsável de CL, que oferece a todos a carta com que nosso grande amigo basco pediu para aderir à Fraternidade

Queridos amigos,
tendo sabido ontem à noite do inesperado falecimento de nosso queridíssimo amigo Mikel Azurmendi, não encontro uma forma mais adequada para partilhar com vocês a dor pela sua morte, e a gratidão a Deus por nos tê-lo dado, do que torná-los partícipes da carta com o pedido de inscrição na Fraternidade de CL que ele havia enviado recentemente a Nacho (Pe. Ignacio Carbajosa, responsável do Movimento na Espanha).
Peçamos a Nossa Senhora, por intercessão de Dom Giussani, sua mesma pobreza de coração diante do chamado do Destino.
Vosso, Julián Carrón
Milão, 7 de agosto de 2021


Querido Nacho,
há algum tempo venho amadurecendo minha adesão a CL e creio que é chegado o momento de pedi-la. Desde que acabei de escrever O abraço, que venho fazendo um caminho de crescente confiança no fato de meu renascimento como cristão ser definitivo, pois assenta sobre minha absoluta aceitação e entrega a Jesus.
Por um lado, tomei consciência de ser muito amado por Deus, para não dizer amado demais, dado o excesso de perdão que recebi. E isso só posso agradecer-Lhe com uma maior entrega pessoal.
Por outro lado, a leitura meditada de Deixar marcas na história do mundo – livro que também estamos lendo na Escola de Comunidade – impele-me a romper um último e velhíssimo preconceito anárquico de não me deixar “pertencer” completamente, de continuar sendo como um eterno gajeiro, sem entregar a ninguém a torre de vigia de minha própria navegação.
Compreendi que o “sim” de Pedro gerou o nascimento de um Povo, uma unidade de pessoas-em-encontro com certa “entidade étnica”, como disse um Papa. Entendi o significado de “obedecer” como o único modo de transcender meu eu em direção ao Outro, tal como um futebolista “obedece” a seu treinador. Ou seja, que tenho de “prestar atenção” a vocês, pastores, que estão guiando esta tribo cujo estilo de vida me comoveu tanto.
Já passou o tempo de “ser como vocês”, propondo-me agora “ser com vocês”. Tenho de superar isso de ser companheiro de caminho de vocês, para ser companheiro do caminho de vocês.
Espero que com esta entrega do meu orgulho certa pobreza de coração me encaminhe para mais perto da esperança e para sua realização no meu destino já tão próximo.
Dito isto, fico à disposição de vocês com um abraço agradecido.
Mikel

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Abaixo, a tradução de Portugal:

Querido Nacho,
há algum tempo que venho amadurecendo a minha adesão a CL e creio que chegou o momento de a pedir. Desde que acabei de escrever O Abraço que venho fazendo um caminho em que tenho cada vez mais confiança no facto de que o meu renascimento como cristão é definitivo, porque assenta na minha absoluta aceitação e entrega a Jesus.
Por um lado, tomei consciência de ser muito amado por Deus, para não dizer amado demais, dado o excesso de perdão que recebi. E isto só posso agradecer-lhe com uma maior entrega pessoal.
Por outro lado, a leitura meditada de Gerar rasto na história do mundo – livro que também estamos a ler na EdC [Escola de Comunidade] – impele-me a romper um último e velhíssimo preconceito anárquico que não me permitia «pertencer» completamente, de continuar a ser como um perpétuo marinheiro na gávea, sem entregar a ninguém a torre de vigia da minha própria navegação.
Compreendi que o «sim» de Pedro gerou o nascimento de um Povo, uma unidade de pessoas-em-encontro com uma certa «entidade étnica», como disse um Papa. Entendi o significado de «obedecer» como sendo o único modo para transcender o meu eu para o Outro, tal como um futebolista “obedece” ao seu treinador. Ou seja, que tenho de “fazer caso” de vocês, pastores, que estão a guiar esta tribo cujo estilo de vida me comoveu tanto.
Já passou o tempo de «ser como vocês», propondo-me «ser com vocês». Tenho de ultrapassar o ser vosso companheiro de caminho, para me tornar companheiro do vosso caminho.
Espero que, com esta entrega do meu orgulho, uma certa pobreza de coração me encaminhe mais para a esperança e para a sua realização no meu destino já tão próximo.
Posto isto, fico à vossa disposição com um abraço agradecido.
Mikel