O renovar-se da origem da questão

Editorial
Luigi Giussani

A carta do Papa por ocasião do vigésimo aniversário do reconhecimento pontifício da Fraternidade de CL é um documento rico em indicações para o Movimento e para a Igreja.
Seu valor é sublinhado na carta que padre Giussani dirigiu à Fraternidade logo em seguida: é “o gesto mais decisivo da nossa história. [...] Nossa Senhora nos impulsiona a colaborar com a grandeza do plano que Deus tem para a salvação de todos os irmãos homens”.

A presente edição de Passos é amplamente dedicada a esse acontecimento e aos comentários suscitados por ele na esfera eclesial e também laica. É uma edição especial, também por acolher a saudação que padre Giussani dirigiu ao Conselho Nacional italiano de CL, reunido em 2 de março. Nós a publicamos a seguir, como editorial especial para uma edição especial.


Agradeço-lhes a possibilidade que me dão de sublinhar, de dizer mais uma vez, de repetir, de retomar a responsabilidade que tenho e que é sempre dada pelo próprio Mistério diante de uma coisa: do fato de que Cristo é diferente de tudo e, desta forma, estabelece a diferença que ninguém no mundo consideraria possível.
Cristo é a novidade do mundo, é o início do fim do mundo, é o demonstrar-se, o mostrar-se, a demonstração de um rosto, do porquê supremo, de uma força que vence o mundo.

Quando penso que um homem, um jovem, um indivíduo, só pode se casar com uma mulher por amor a Cristo - parece-me já ter dito esta frase: só por amor a Cristo -, quando uma pessoa diz isso, sente toda a imensidão - imensidão quer dizer que algo não é comensurável -, a incomensurabilidade de um ponto de vista, que é “o” ponto de vista, mas também o ponto de renascimento, de nascimento do renascimento.

Só podemos ser amigos em razão disso, só podemos ser amigos por Cristo, ao qual antes de mais nada - isso vocês podem compreender - devemos confiar o que somos, o que nossas coisas são, o que nossas coisas não são.
Ajudemo-nos a levantar de manhã sem que nada nos defina mais grandemente do que nos define o olhar de Cristo.

Dom Giussani