A aposta do poder de Deus no tempo

O texto da reflexão sobre o Natal escrita por Dom Giussani para a Abertura da segunda parte do Tg2 das 20h30 de 24 de dezembro de 2004, a pedido do diretor Mauro Mazza
Luigi Giussani

Por que Jesus vem?
Como o homem de hoje pode posicionar-se diante desta notícia?
E o Natal, o que é?
Natal é o amor de Cristo pelo homem.
O novo Ser entra no mundo.
O Ser novo como antes não havia, nessa novidade de seu comunicar-se aos homens.
Um Ser novo entra no mundo, o mundo do Deus verdadeiro.
Um Ser novo no conjunto do que se vê no mundo, brotou naquele lugar. Tudo foi feito por Ele, ma aqui predomina a novidade de uma vida.
Uma nova criatura vence a antiga.
A antiga criação opõe-se à nova, mas com o Natal o calor retorna ao mundo, e tudo ressoa com eco ao apelo divino, ao Mistério que existe.
O impossível, isto é, o Mistério, não é merecido pelo homem.
Entretanto, aqui acontece um foco, uma afeição que envolve, um calor que predomina no imenso cenário do mundo, no espaço eterno.
Aqui é o presságio de uma coisa nova que afervora, e tende a fazer tudo tornar-se concreto. E justamente por isso suscita uma grande devoção.
Como graça divina, no tempo determinado, o Filho de Deus se fez uma criança na história humana, apropriou-se de padrões e fórmulas de uma existência.
Na lembrança e na memória daquele Fato, o testemunho do Filho de Deus emerge sempre mais forte e a impotência do mal se torna a figura dominante de toda a história. E o povo de Javé surge para atirar-se ao mundo. Assim, para cada dia da vida, fica nas mãos do povo cristão a aposta do poder de Deus no tempo, e a oração de Nossa Senhora para que se realize em todas as suas circunstâncias.