Mireille Yoga, do Centro Social de Yaoundé, em Camarões

Bolonha. «As mesmas coisas que eu vivo»

Uma iniciativa inédita para as Tendas da Avsi, que na pandemia revolucionou o formato tradicional. Mas surpreendeu a todos, aos organizadores e aos trezentos conectados pela internet para escutar a amiga Mireille de Camarões

Há muitos anos, com um grupo de amigos, organizo para a Campanha Tendas da Avsi um evento com um formato bem garantido: jantar com menu tradicional, testemunho e bingo no final. Este ano, devido à covid, obviamente a programação foi alterada. Nós nos encontramos para entender se e o que poder fazer, e nos parecia impossível, dada a situação, realizar uma coisa bonita pela qual valeria a pena gastar nosso tempo. Mas aceitamos o desafio, tentando sair do formato estabelecido, e depois de termos trabalhado um pouco juntos nasceu a ideia de propor um momento via internet, com um testemunho e um espaço de jogo.

Para o testemunho, uma amiga nossa sugeriu que pedíssemos a Mireille do Centro Social de Yaoundé, em Camarões, uma obra que acolhe crianças de rua. E ela imediatamente aceitou. Foi um encontro inesperado para todos nós, organizadores. Nós não dávamos nada por isso, mas aconteceu. Conectaram-se ao evento cerca de 300 pessoas, de toda a Itália e da Costa do Marfim, além da Mireille de Camarões. O testemunho dela foi muito forte, não só por aquilo que faz há vinte anos, mas devido à intensidade da sua humanidade. Ela falou de mim, por meio da sua história, falou das mesmas coisas que eu vivo. A distância física entre nós, as diferenças de cor da pele, de cultura e de situação social e política entre os nossos países não foram um obstáculo.

LEIA TAMBÉM - «Qual é a minha contribuição para o mundo?»

Entre as tantas coisas que contou, uma delas me marcou mais do que todas: «O período da covid foi para mim uma oportunidade para descobrir a grande companhia de Cristo na minha vida, dada a mim através de muitas pessoas, entre as quais vocês também, sem a qual eu estaria perdida». Nós, tão distantes, somos companhia para ela! No fim da noite, concluída com um simpático sorteio de vários prêmios, de forma totalmente inesperada recolhemos um valor jamais atingido nos anos anteriores.

Francesco, Bolonha