Conectados em Cantù

Fraternidade 2021. «Quem ama não precisa ser solicitado»

Um grupinho de amigos acompanha os Exercícios em uma paróquia. No final dos três dias, o sacerdote que os acolhe, escreve-lhes agradecendo. «Rezo para que vocês possam levar a todos a esperança que não decepciona»

Com um grupinho de amigos, entre eles um que nunca tinha estado nos Exercícios da Fraternidade e outro que tinha participado pela última vez havia vários anos, pudemos acompanhar juntos as palestras graças à hospitalidade de uma paróquia que nos permitiu realizá-lo garantindo o respeito a todas as normas e medidas de proteção necessárias. O sacerdote, Pe. Eugenio, não é do Movimento, mas esteve disponível toda a tarde do sábado para atender às confissões e para celebrar um momento de oração e adoração eucarística na capela. No domingo, recebemos esta carta sua.

«Queridos amigos, agradeço-lhes de coração o testemunho que vocês deram nestes dias de Exercícios Espirituais. Estamos encantados por termos podido oferecer a vocês as nossas instalações, embora lamente não ter podido dar uma acolhida mais “calorosa”. Infelizmente, como vocês sabem, as instalações estão fechadas há meses devido à pandemia. Esperamos poder retomar em breve as nossas atividades educacionais. A contribuição de vocês servirá para nosso compromisso educacional em favor das crianças, adolescentes e jovens para que siga viva, geração após geração, a narração deste fato que mudou a nossa vida para sempre: o encontro com a pessoa de Jesus Cristo. Rezo por vocês para que possam levar a cada pessoa que os encontre a esperança que não decepciona: Cristo ressuscitado. Nosso querido Papa emérito, Bento XVI, na conclusão da Convenção de Verona, pediu a todos os crentes que fossem testemunhas disto: “Levai ao mundo a esperança de Deus, que é Cristo Nosso Senhor, que ressuscitou dos mortos, e vive e reina para todo o sempre”.

Agora, este anúncio extraordinário da Páscoa de Cristo é confiado à nossa frágil humanidade. Esperamos poder voltar a acolhê-los, em um momento mais favorável e em melhores condições. Estou certo de que todos nós nos sentimos parte da mesma comunidade, a Igreja. Quem ama não precisa ser solicitado, convocado… Põe-se a servir porque acredita que só caminhando juntos é possível recuperar a certeza de se encontrar com o rosto de Cristo. Vocês vão se recordar da experiência de Tomé: quando se separa da experiência dos onze só é capaz de pronunciar palavras de dúvida: “Não acredito” (Jo 20, 19-25). Só na fraternidade, a fé se fortalece, cresce e dá fruto».

Armando, Cantù (Como)