Rosetta Brambilla (© Obras Educativas Padre Giussani)

Belo Horizonte. Um nome e uma história

No coração do Brasil desde 1967, Rosetta Brambilla revisita o que aconteceu desde aqueles primeiros anos de missão: as creches, os centros educativos, o trabalho com as famílias. Obras que «não existiriam se eu não tivesse encontrado Dom Giussani»

Aquilo que aprendi desde jovem na caritativa com Dom Giussani – compartilhar a vida, me doar, reconhecer Cristo na realidade – é o que vivo hoje. A caritativa serve para nos educar a entender como Deus compartilhou as nossas necessidades. Não é para resolver os problemas das pessoas, mas para pôr em comum a nós mesmos.

O que vivo hoje já estava presente naquela época! O que faço hoje já existia! Eu não tenho uma formação de educadora, mas desde que cheguei ao Bairro Primeiro de Maio, na casa do Padre Pigi Bernareggi, me envolvi com a comunidade e visitava as famílias. E estando com elas me dei conta de que as crianças iam direto para a escola sem frequentarem creche, porque não existiam creches na comunidade. Então perguntei para minha amiga Helena se ela aceitava participar desta aventura de iniciar uma escolinha. Não paramos no fato de que não tínhamos uma formação pedagógica. Nós respondíamos à realidade dentro das nossas condições. Chamamos uma educadora e uma ajudante e começamos o trabalho.

Com o tempo as creches cresceram e em alguns anos já eram quatro creches e uma casa de acolhida, além de centros educativos e um centro esportivo. O nosso carisma, a nossa história, o nosso trabalho com as famílias e as crianças nasceu a partir do encontro com Dom Giussani. A obra nasceu para comunicar o olhar que está dentro de mim, do qual sou feita e que desejo compartilhar. Por isso o nosso nome é “Obras Educativas Padre Giussani”, pois remete à origem, à nossa história, ao nosso rosto.

Não existiriam as Obras se eu não tivesse encontrado Dom Giussani! Não poderia escolher outro nome. Certa vez entreguei uma foto para ele de dois jovens pintando o portão da creche e lhe disse: «Estes são seus filhos…» e Dom Giussani escreveu no verso da foto: «Vocês são verdadeiramente meus filhos na história do Senhor». Assim como sua presença sustentou o meu sim em todos estes anos, seu testemunho sustenta a cada um de nós, seus filhos no Senhor. O nome das Obras é mais do que uma homenagem. É o reconhecimento da paternidade de Dom Giussani e da presença de outro mundo neste mundo.

Rosetta, Belo Horizonte