Dom Jules Boutros, no dia da ordenação a bispo

«Fui eu que recebi deles»

Os Exercícios Espirituais da Fraternidade de CL que também foram realizados no Líbano, com a participação de padre Jules Boutros, novo bispo da Igreja de Antioquia. Ele é um amigo que recentemente começou a conviver com a pequena comunidade libanesa

No final de maio, realizaram-se no Líbano os Exercícios Espirituais da Fraternidade de CL. Um pequeno grupo de amigos se reuniu nas dependências do seminário da Igreja Católica Siríaca em Daroun, ao lado do Mosteiro de Cherfe. O encarregado de acolher os participantes (reunidos com o padre Filippo Belli, sacerdote de Florença que há anos acompanha estes amigos libaneses durante os Exercícios, juntamente com Rony Rameh, chefe da comunidade que os traduz para o árabe) foi padre Jules Boutros, reitor do seminário, um atlético libanês de 39 anos, de jeans e camisa esportiva. Recebendo-os de braços abertos e quase envergonhados, padre Jules informou a seus amigos de CL – primeira surpresa – que o Sínodo dos Bispos da Igreja Patriarcal de Antioquia dos Sírios (Líbano) o havia eleito bispo da Cúria Patriarcal e que o Papa Francisco havia aceitado sua nomeação.

Assim, esperávamos que ele, depois de receber seus amigos com o calor de sempre, se retirasse para a cúria ou fosse para junto dos seminaristas, mas em vez disso – segunda surpresa – ele apareceu na noite de sexta-feira na sala de reuniões com seu caderno, e, a partir de então, durante os três dias, padre Jules não deixou nossa companhia por um único minuto. Ajudado por seu excelente conhecimento do italiano, não perdeu uma palavra das lições.

No sábado à noite ele também concordou em dar um testemunho sobre a história de sua vocação. Foi um momento intenso e comovente, onde reconstituiu as etapas de uma vida repleta de mudanças inesperadas. Desde os primeiros passos da fé vivida em sua família e do nascimento de sua vocação, experimentou uma reviravolta decisiva no momento em que, tendo recebido a formação filosófico-teológica necessária para ingressar no sacerdócio, viu-se diante da alternativa que as Igrejas orientais apresentavam aos candidatos ao presbitério, entre o sacerdócio celibatário ou o sacerdócio casado. Esta não era uma escolha fácil para um homem envolvido em um relacionamento emocional que levaria perfeitamente ao casamento. Mas Jules optou pelo dom total de si mesmo.

Durante seus anos de estudos em Roma, onde obteve o doutorado em Teologia Pastoral na Universidade Pontifícia Salesiana, chamou sua atenção um grupo de jovens sacerdotes pertencentes a CL. Voltando ao Líbano, onde desconhecia a existência de uma pequena comunidade do Movimento, dedicou-se ao trabalho pastoral com os jovens, tornando-se responsável pela pastoral universitária católica. Nessa função, foi convidado a participar do sínodo da juventude em Roma em 2019. Lá conheceu amigos do Centro Internacional de CL, e um amigo suíço que acompanha a comunidade libanesa o encontrou para jantar. «Aquela pessoa veio de longe só para me conhecer», contou padre Jules, ainda cheio de surpresa três anos depois. «Ele me perguntou se eu poderia “dar uma ajuda” aos amigos dele no Líbano e me deu seus contatos. Dessa vez, assim que voltei, não quis perder a oportunidade e recebi essa “ajuda” deles. Agora estou a caminho de conhecer a fundo o carisma de CL, que me fascina. Sempre que posso, participo da Escola de Comunidade e de outros gestos do Movimento».

Claudio