Maria Aluigi

O abraço do Mistério

A mensagem de Davide Prosperi e a carta dos pais de Maria Aluigi, uma das vítimas de um acidente de carro de 7 de outubro que envolveu jovens e educadores da Cuore21, uma obra que atende jovens com síndrome de Down

Queridos Maria Cristina e Gilberto,
escrevo a vocês depois de ter sabido da notícia da morte da sua filha Maria e dos amigos dela. Diante de um mistério tão profundo, peço a Nossa Senhora que os conforte e sustente as famílias e os funcionários e voluntários da Cuore21. Junto com todo o Movimento, vivemos com vocês a dor indizível dessa separação, como chamado à nossa conversão. «Quer vivamos, quer morramos, somos do Senhor. Por isso, de fato, Cristo morreu e voltou à vida: para ser o Senhor dos mortos e dos vivos» (São Paulo). Só porque participamos da presença d’Ele é que temos certeza de que a vida não acaba e que Maria vai para o encontro com o Pai que a quis e amou. Confiamos a Dom Giussani a vida e a obra de vocês.
Um abraço,

Davide

***

Caro Davide,
o seu conforto veio inesperado, assim como inesperada é a companhia que estamos recebendo dos vários amigos que de várias maneiras nos procuraram. Uma grande dor e um grande vazio é a experiência que estamos vivendo, mas ao mesmo tempo vemos brotar acontecimentos maravilhosos ao nosso redor. Há um vazio necessitado de amizade e companhia, não saberíamos explicar melhor.
No dia do nascimento de Maria, portadora de síndrome de Down, estávamos bravos com Deus, depois um longo caminho nos levou a vivê-la como o mais belo dom recebido, um dom que, com o tempo, fez nascer a vida ao nosso redor e fez a nossa família crescer.
Agora o Mistério tomou violentamente Maria para Si e, como diz Cristina, não colheu só uma flor, mas um buquê inteiro. A memória dos sins ditos a duras penas ao longo do caminho confirma agora, com decisão, um sim a este acontecimento dramático: apesar de tudo, um sim cheio de gratidão.
Na presença das tantas pessoas que se uniram a nós na vigília de oração, estava vivo o abraço do Mistério, que decidiu levar os nossos caros para a Sua casa. O que aconteceu não tem uma explicação humana, a vida é um mistério; que a companhia que os amigos nos têm feito se torne terreno fértil para o crescimento de uma consciência do amor de Deus por nós, um amor que requer o nosso sim a cada momento. Este é o verdadeiro trabalho a que somos chamados.
Tínhamos programado estar em Roma para a audiência com todo o Movimento, e era para Maria estar conosco, mas infelizmente não conseguiremos estar presentes, só pelas mídias sociais.
Pedimos que nos leve com você, e às famílias amigas que perderam seus entes queridos e ao trabalho na obra que nós construímos, e que peça ao Santo Padre que nos sustente na nossa imensa dor. Jesus disse que Seu jugo é suave e Seu fardo é leve, pedimos a todos os amigos que nos ajudem a carregá-lo. Nas suas palavras, eu senti o abraço de Giussani naquela foto onde se veem o seu rosto e as suas mãos abraçando uma pessoa.
Com grande estima pela sua dedicação a todos nós, lhe agradecemos de coração e o abraçamos.

Gilberto e Maria Cristina