O centenário de Giussani em Alexandria

Egito. Redescobrir hoje o dom de Giussani

Em Alexandria, a pequena comunidade do Movimento recorda o centenário do nascimento do fundador de CL. No coração do Oriente Médio, o testemunho de uma «contínua história de amor»

Há algumas semanas, na sede do Vicariato Apostólico de Alexandria, Egito, Dom Claudio Lurati, vigário apostólico para os latinos no Egito, inaugurou a celebração do Centenário do nascimento de Dom Giussani com uma saudação a todos os presentes, sacerdotes, freiras e amigos da comunidade local de CL. Rosette, uma jovem mãe, fez uma apresentação de Dom Giussani, recapitulando as etapas de sua vida e detendo-se na pergunta que Giussani tantas vezes fez sobre o que é o cristianismo: «Um acontecimento, um encontro, uma contínua história de amor», explicou Rosette, recordando também as palavras que São João Paulo II dirigiu a Dom Giussani e à Fraternidade a respeito da tarefa do movimento na vida e o coração da Igreja. Os escritos de Dom Giussani foram traduzidos para muitas línguas, incluindo quatro livros publicados em árabe.



Em seguida, houve o testemunho da Irmã Noha, que relatou seu encontro com o movimento. «A diversidade de pessoas e um clima familiar e fraterno chamaram minha atenção nos encontros que aconteciam em minha paróquia. Além disso, pela primeira vez, prestei atenção na pergunta que Jesus dirige a João e André: “Que procurais?” Aquilo tocou meu coração, fez-me pensar em minha vida e em seu significado, na experiência do doar-se e na gratuidade, que pude viver profundamente, sobretudo quando fui ao Meeting de Rimini».



Depois, uma de nossas amigas de Belém, Heba, contou através de uma chamada de vídeo que «o que mais me atraiu neste grupo de amigos foi que eles partilhavam sua vida conosco. Eles nos transmitiam sua experiência, de seu coração ao nosso. Tudo isso mudou minha vida em minha família, com meus filhos e no trabalho».



Antes da celebração da missa, seguida de uma festa com todos os presentes, Riccardo Ardito, responsável do movimento no Oriente Médio, concluiu dizendo que Dom Giussani foi um homem atravessado pelo Espírito que soube repropor aos jovens e a gerações inteiras Cristo como centro unificador de toda a realidade e como resposta a todas as questões humanas. «Após sua morte, continuamos descobrindo como um dom a força de tudo o que sua existência gerou, que chegou até nós».

Said, Alexandria (Egito)