Enchentes. Uma comunidade em marcha

«Diante do que acontece, ou ficamos na aparência ou vamos a fundo da nossa consistência, e assim ganhamos consciência de quem somos.» Dois testemunhos de Forli e Cesena

Querido Davide,
Moro em Forli com meu marido Giovanni e nossas 3 filhas: Beatrice, 5 anos, Rebecca, 3 anos, e Irene, com 3 meses. Há um ano, após muitos sacrifícios, conseguimos comprar nossa casa, que na terça-feira foi destruída em 5 minutos por essa terrível enchente! Levou tudo embora, pois nossa casa ficava no térreo.
Não é preciso dizer a raiva e o sofrimento que estamos passando. O medo de não conseguirmos nos recuperar financeiramente. Nessa tragédia toda, estou pedindo muito a nosso Senhor: «Se é verdade que Tu tiras para dar, então mostra-me isso». E devo dizer que Ele está nos dando algo incrível. Uma companhia concreta que está se movendo por nós. A Fraternidade do meu marido de Bolonha, os amigos de Forli, os Colegiais. Todos estão trabalhando incansavelmente por nós.
É evidente que o Senhor está se mostrando através dos braços de nossos amigos. Nossa filha de 3 anos, enquanto estávamos sendo levados de barco, nos disse: «É lindo, porque estamos juntos». A outra, de 5 anos, começou a chorar depois de receber as roupas e brinquedos de nossos amigos, dizendo: «Mamãe, esses amigos me amam, como posso agradecê-los?» É isso, seus corações puros reconheceram imediatamente o essencial.
E hoje, com lágrimas nos olhos, porque a ferida é grande, não posso deixar de reconhecer que Ele nunca nos deixa sozinhos e nos agraciou com uma companhia de amigos maravilhosa.
Obrigado pela mensagem para todo o Movimento e pela campanha de arrecadação de fundos.
Veronica, Forli

Nos últimos dias, muitas pessoas da comunidade se disponibilizaram como voluntários, indo cavar lama ou prestando outros serviços nas casas das pessoas que pediam ajuda. Isso foi facilitado através de um chat que criamos para tornar o serviço às famílias necessitadas mais útil e eficaz.
Proporcionamos um ponto de encontro para nossos voluntários, começando com uma oração, refletindo sobre o propósito do que estávamos prestes a fazer. Foi incrível ver toda a nossa comunidade se envolver.
Às 21h, todos os dias, rezamos o Terço juntos, com cerca de 200 participantes, e às 8h30 faremos uma missa em San Rocco, que é a paróquia do bairro onde moro e um dos mais afetados pela enchente. É incrível como um momento tão difícil e complicado pode mobilizar uma comunidade. Diante do que acontece, ou ficamos na superfície ou aprofundamos quem somos, tomando consciência de nossa essência. E esse é um trabalho contínuo.
Paolo, Cesena


ARRECADAÇÃO DE FUNDOS - EMERGÊNCIA CHEIAS EMÍLIA-ROMANHA

1. Satispay – Clique neste link

2. Transferência bancária com descritivo “Alluvione Emilia-Romagna”
IBAN: IT 12D 06230 01614 0000 1511 0546 - BIC: CRPPIT2PXXX
Dirigida a: Associazione Laicale Fraternità di Comunione e Liberazione