Em Macapá, o frescor do início

Quatro dias de cantos, brincadeiras, caminhadas, banho de rio, momentos de silêncio e até um baile de carnaval. Aqui relatamos os momentos do encontro de carnaval da comunidade de Macapá, que contou também com a presença de amigos de Brasília e Salvador

“Não sabemos bem qual será a maneira com que o mistério vai chamar-nos, como vai decidir arrombar a nossa porta, retomar-nos, impedindo que prossigamos fazendo as coisas sem que elas nos digam mais nada” (Dia de Início de Ano dos adultos e estudantes de CL. Milão, 30 de setembro de 2017). Foi com estas palavras que Pe. Inácio Lastrico iniciou no sábado à tarde, a meditação que daria o tom de todo o encontro: estar atentos à forma como o Senhor vai nos desafiar e maravilhar nestes dias.
E foi assim que, de maravilha em maravilha, vimos um grupo de 82 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, participarem no primeiro dia das brincadeiras e do Sarau de músicas regionais, intercalados com lendas do local onde realizamos o encontro, um município chamado Ferreira Gomes, distante 130 km da capital, dotado de belas paisagens e rios.

Iniciamos o segundo dia com uma caminhada na Usina Hidroelétrica Coaracy Nunes, onde rezamos as Laudes, fizemos momentos de silêncio apreciando a natureza, cantamos, brincamos e tomamos banho de rio; para fechar o dia ouvimos o belíssimo testemunho de nossos amigos Dimitri de Brasília, Andreia de Salvador e Glenda, de Macapá.

Na segunda-feira de carnaval fizemos um passeio a um sítio muito bonito, banhado pelo rio, onde fomos recebidos de forma muito generosa pelo Sr. Valdo e sua esposa; lá celebramos a missa, brincamos, conversamos, dançamos e apreciamos um bom banho de rio. No resto da tarde, a equipe responsável pela gincana carnavalesca deu como tarefa para os grupos, preparar uma apresentação de blocos com coreografia, música e confecção de fantasias que retratassem o tema do encontro (O frescor do início) e, à noite, ocorreu a apresentação de forma muito bonita e divertida, onde fomos surpreendidos com o empenho e a criatividade dos nossos amigos.

Na terça-feira, último dia do nosso encontro, apesar do cansaço, realizamos uma assembleia conduzida por duas perguntas: Nestes dias, em quais momentos percebi que Cristo batia à porta do meu coração? O que eu vivi nestes dias e que quero carregar, levar comigo para a minha vida? A seguir, as respostas no testemunho de alguns amigos:

“Levo um sentimento de gratidão por tudo aquilo que vivi nestes dias. Eu tinha dúvida se vinha para o encontro ou ficava para tocar no carnaval; mas nos bares as pessoas vão para beber e nem ligam muito para a música. Mas cantando aqui no sábado, eu percebi que nem todo o dinheiro que eu poderia ganhar no carnaval, pagaria a alegria que eu senti, pois tudo é diferente, cantar aqui é diferente. Uma pessoa me questionou se eu preferia vir para cá ou ficar com eles no carnaval. Eu falei que eu queria eles aqui comigo, para que eles pudessem experimentar o que eu vivi”.
Mateus - Macapá

Não foi fácil sair de Salvador e chegar à Macapá, mas de uma coisa eu tenho certeza: Deus cuida de tudo. Ao retornar para casa, eu não contive as lágrimas e, enquanto isso, minha mãe me perguntava qual seria o motivo por trás de tanta emoção a ponto de chorar e eu disse: ‘Mãe, Deus me ama!’. E pra completar a minha satisfação, a minha mãe atiça ainda mais as chamas de felicidade ao me perguntar quando seria a próxima viagem, uma vez que ela sempre foi contra qualquer tipo de oferta de viagem que eu recebesse. Então, mais uma vez eu sinto Deus se manifestar na minha vida de forma surreal e eu sou muito grata por essa energia. Gratidão e saudade são as palavras que me definem”.
Ana Flávia - Salvador



“O que vivi durante os dias de carnaval foi extremamente apaixonante. O momento em que eu percebi Cristo bater à minha porta foi quando ouvi o Padre Ignácio dizer: ‘devemos ser como crianças! Porque ser como criança é ser simples, é nos divertir, brincar...’. Ouvir essas palavras foi entender que devemos estar disponíveis e abertos para que Cristo entre em nossos corações. Voltei para casa com um desejo de ser como criança. Diante de tantas coisas bonitas que vivi: cantar juntos, rezar juntos, fazer trilha e estarmos em silêncio, as brincadeiras, fazer amigos, estar em companhia... estar diante de tudo isso, ou melhor, viver tudo isso me fez desejar ainda mais. Foram dias em que a cada momento eu descobria um pouco de mim, por exemplo: a minha vida também é um bem para o outro. Desejo encontrar com Cristo todos os dias da minha vida, buscando-o, movendo-me, arriscando-me. A minha vida é apaixonante porque Cristo se faz presente”.
Verônica-Salvador

“Fiquei marcada com a música que cantamos logo no início: ‘Um dia distraída/ céu claro um tom de âmbar/o rosto limpo um novo clima/ a companhia é tudo/ tem gente que faz destruir/ele me fez melhorar’. Pois Cristo bateu à minha porta quando colocou no meu coração o desejo de vir para o encontro de carnaval. Eu gostei muito e foi além do que eu tinha imaginado. Também pude perceber a dedicação de todos os amigos que ofereceram o seu tempo e energia para organizar tudo, mas estavam sempre lá conosco. Só tenho a agradecer por tudo e pelo grande carinho que sentem por mim. Nunca me esquecerei destes dias”.
Kauane – Macapá