Luigi Giussani, Dar a vida pela obra do Outro, Paulus Editora

Dar a vida pela obra do Outro (Pt)

Edição de Julían Carrón
Luigi GiussaniPaulus Editora - Portugal 2022
Páginas: 240

Clique aqui para ver a ficha da edição brasileira (Companhia Ilimitada)

Dar a vida pela obra do Outro (1997-2004) é o sexto e último volume da série da editora italiana BUR, Cristianismo à Prova, e recolhe as lições e os diálogos de don Giussani durante os Exercícios Espirituais da Fraternidade de Comunhão e Libertação. O autor mostra-nos, com grande intensidade de reflexão, como na cultura do nosso tempo se deu uma separação do sentido da vida da experiência.
Mesmo onde Deus continua a aparecer, já não é concebido como sentido da vida, mas como uma “entidade” que não tem relação com a ação do homem; da mesma maneira, a realidade é esvaziada do seu sentido e da sua função de sinal. Relacionado com isto, temos a redução do Cristianismo a ética ou a mero discurso religioso: é proposto um Cristo sem Igreja, sem corpo na história e, assim, “falta à experiência que o homem faz de Cristo a possibilidade de verificação da sua contemporaneidade, ou seja, da verdade daquilo que Ele disse de Si”.
Donde repartir, então? Do espanto pelo acontecimento de um encontro com uma presença humana plena de atração – em que Cristo se torna experimentável, na vida da Igreja –, diante da qual nasce a pergunta: «Mas como fazer para ser assim?».