Giussani, O Caminho para a Verdade é uma Experiência (BR)

O caminho para a verdade é uma experiência (Br)

Luigi GiussaniEd. Companhia Ilimitada - Ltda, São Paulo 2006
Páginas: 240


Estão aqui reunidos os três escritos que deram uma primeira forma, organicamente expressa, àquilo que se vivia no começo da experiência do Movimento de Comunhão e Libertação (então chamado de "Gioventù Studentesca"). Esses escritos são "reflexões sobre uma experiência". Não é por acaso que é este o título do primeiro fundamental livrinho aqui reproposto. Outrora, como hoje, com efeito, é evidente que a reflexão também metodológica nasce dentro da experiência na qual estamos envolvidos, uma experiência de pertencer ao acontecimento cristão inteligente até o empenho afetivo.
Tal experiência foi vivida de modo existencialmente novo. Novo, de fato, apresenta-se o modo de continuar aquilo que tínhamos visto na Escritura, no ensinamento e no testemunho de alguns mestres. Não se trata de inventar, mas de descobrir como a tradição é vivida numa experiência presente e adequada aos jovens.
As descobertas e as preocupações educativas desses primeiros escritos tiveram coerente desenvolvimento em todas as expressões sucessivas de CL e documentam as razões e as conseqüentes observações metodológicas que acompanharam o formar-se das primeiras comunidades de ambiente.