Fabrizio Pellicelli (è esq) e o vereador Joceval Rodrigues.

Da paixão pelos homens, um modo novo de servir

O diretor da Fundação AVSI no Brasil, o italiano Fabrizio Pellicelli, recebeu o título de cidadão Soteropolitano
Lareyne Almeida

No último dia 24 de outubro, o italiano Fabrizio Pellicelli recebeu o título de Cidadão Soteropolitano oferecido pela Câmara Municipal de Vereadores de Salvador (BA). A iniciativa foi do vereador Joceval Rodrigues, pelos serviços prestados à redução da pobreza pela Fundação AVSI à cidade, liderados por Fabrizio. Dentre estas iniciativas, destacam-se o Projeto Apoio a Distância (apadrinhamento a distância de crianças em situação de vulnerabilidade, contribuindo para seu desenvolvimento integral) e o Projeto de Apoio Técnico e Social na área do Programa Ribeira Azul (PATS), um projeto de urbanização de favelas integradas às ações sociais que beneficiou mais de 120 mil famílias.
Para os membros do Movimento Comunhão e Libertação esse título representa o reconhecimento civil de uma obra do Movimento e a capacidade de construção de um adulto educado no carisma de Dom Giussani.
Formado em Arquitetura, na Universidade dos Estudos de Roma “La Sapienza” com especialização em “Restauração e tutela do patrimônio histórico“, há 13 anos Fabrizio Pellicelli adotou Salvador como sua casa, onde constituiu família.
Durante a cerimônia, na presença de mais de 150 pessoas de diversas classes sociais, Fabrizio se perguntou: “O que permitiu a uma pessoa que nasceu em outro continente ser escolhida para este importante reconhecimento? O encontro com o Movimento Comunhão e Libertação, gerado pelo carisma de Dom Giussani, com a sua insistência sobre viver intensamente o real. O Comunhão e Libertação me permitiu conhecer a Fundação AVSI gerada pelo mesmo carisma, que impulsionada por uma paixão pelos homens, atua em 38 países com 118 projetos”.
Houve homenagens de diversos amigos, representando os diversos segmentos com quem Fabrizio vem atuando na Bahia: Giovanni Pisanu, Cônsul da Itália em Salvador; Ana Cristina Mascarenhas, Grupo NEONERGIA; João Carlos Bacelar, Secretário de Educação da Prefeitura de Salvador; Lareyne Almeida, Fundação AVSI; Massimiliano Brugnoletti, representante dos amigos da Itália; e Maria de Lourdes Nascimento, representante dos parceiros comunitários. A mesa de homenagens foi encerrada por Otoney Alcântara, Responsável pelo Movimento Comunhão e Libertação de Salvador, que explicitou a razão da entrega do título: “Sendo um filho espiritual de Dom Giussani, sabemos o nome de Jesus Cristo Ressuscitado, por Ele vivemos e nos movemos, por isso Fabrizio dá a vida, por isso se move”.