Simpósio na PUC-Rio debateu pensamento de Joseph Ratzinger

No Rio de Janeiro, o Simpósio intitulado “Humanização e Sentido da Vida” buscou promover debates acerca da fé e da razão, através do pensamento do Papa Bento XVI
Rafael Marcoccia

Foi realizado nos dias 8 e 9 de novembro o II Simpósio sobre o Pensamento de Joseph Ratzinger, organizado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em parceria com a Fundação Vaticana Joseph Ratzinger/ Benedetto XVI e com a Arquidiocese do Rio de Janeiro.

O Simpósio intitulado “Humanização e Sentido da Vida” buscou promover debates acerca da fé e da razão, através do pensamento do Papa Bento XVI. O momento foi propício para fortalecer a comunhão entre os presentes e aprofundar a fé no que diz respeito à vida integral do ser humano.

Em dois dias de encontro, o Simpósio teve a presença de mais de 700 pessoas do Brasil e da América Latina, com membros de mais de cem instituições de ensino, incluindo 60 universidades, abrindo uma possibilidade para os pesquisadores compartilharem os resultados de seus trabalhos.

Entre os temas abordados em quatro mesas e mais de quarenta comunicações estão a concepção de pessoa, o desenvolvimento integral da pessoa, a modernidade e a crise da razão, o papel da universidade católica, a política, a economia e a moral, a globalização e a comunicação social.

Um dos organizadores do Simpósio, o coordenador da Pós Graduação do Departamento de Teologia da PUC-Rio, Padre Abimar Oliveira de Moraes, fez um balanço do encontro e ressaltou os ideais acadêmicos atingidos pelo Simpósio. “O grande objetivo foi trazer o pensamento do Papa, não como aquele que ensina, mas aquele que se senta à mesa para poder discutir tudo aquilo que posa interessar a pesquisadores, a cientistas de diversas áreas, a partir do tema da humanização colocando no centro a pessoa humana e o sentido de sua existência. Como intenção segunda e não menos importante, a formação acadêmica para a chegada do Papa no ano que vem por ocasião da Jornada Mundial da Juventude”, afirmou Moraes.

Ao final do evento, Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro e grão-chanceler da PUC-Rio, anunciou a instituição da Cátedra Joseph Ratzinger no departamento de Teologia da PUC. O objetivo da Cátedra é divulgar e orientar as pesquisas da PUC-Rio sobre o pensamento do atual papa. O professor responsável pela Cátedra será Pe. Mário França