A política, dimensão essencial da convivência civil

Dia 1° outubro 2017, em Cesena, Papa Francisco ofereceu um ponto de vista sobre a política que consideramos crucial. Uma ajuda a enfrentar as eleições de 4 de março na Itália, e uma hipótese de trabalho a verificar no encontro e no diálogo com qualquer um

A praça é um lugar emblemático, no qual as aspirações dos indivíduos se confrontam com as exigências, as expectativas e os sonhos de todos os cidadãos; onde os grupos particulares tomam consciência de que os seus desejos devem ser harmonizados com os da coletividade. Eu diria – permiti-me a imagem –: nesta praça se “amassa” o bem comum de todos, aqui se trabalha pelo bem comum de todos. Esta harmonização dos próprios desejos com os da comunidade realiza o bem comum. Nesta praça aprende-se que, se não perseguirmos com constância, empenho e inteligência o bem comum, nem sequer os indivíduos singularmente poderão usufruir dos seus direitos e realizar as suas nobres aspirações, porque viria a faltar o espaço ordenado e civil onde viver e trabalhar.
Por conseguinte, a centralidade da praça transmite a mensagem que é essencial, trabalhar todos juntos pelo bem comum. Esta é a base do bom governo da cidade, que a torna bonita, saudável e acolhedora, encruzilhada de iniciativas e motor de desenvolvimento sustentável e integral.

Esta praça, como todas as outras praças da Itália, relembra a necessidade, para a vida da comunidade, da boa política; não daquela subjugada às ambições individuais ou à prepotência de fações ou centros de interesses. Uma política que não seja serva nem patroa (...)