Enzo Piccinini com Dom Luigi Giussani.

Enzo Piccinini tem o nada obsta para a causa de beatificação

No final de maio, durante a missa pelo aniversário de morte do cirurgião, o Arcebispo de Módena anunciou a todos a comunicação que recebeu do Vaticano. Assim tem início a primeira fase do processo que acontecerá na diocese italiana

Chegou de Roma o "Nihil Obstat" (nada obsta) para a causa de beatificação de Enzo Piccinini. O anúncio foi feito por Dom Erio Castellucci, Arcebispo de Módena, no final da missa pelos vinte e um anos da morte do cirurgião, amigo e colaborador de Dom Giussani, celebrada na terça-feira 26 de maio na Catedral de Carpi, na presença de Dom Giovanni Mosciatti, Bispo de Ímola. Foi uma surpresa a comunicação do Vaticano, por ter chegado apenas doze meses após a data de aceitação do pedido para iniciar a causa.

“O anúncio que o Arcebispo nos deu não poderia ter sido mais inesperado e nos enche de espanto e alegria” , disse Massimo Vincenzi, presidente da Fundação Enzo Piccinini: «O fato de a comunicação ter chegado perto da missa d
o aniversário de Enzo é uma coincidência que apenas aumenta nossa gratidão. Acreditamos que o nada obsta/nada consta de Roma seja resultado da atenção e cuidado pessoal de Dom Castellucci, para que os processos da causa de Piccinini e dos outros Servos de Deus e Veneráveis, dos quais nossas dioceses são ricas, possam prosseguir positivamente”.

Se a decisão de aceitar o pedido de iniciar a causa da beatificação puder ser comparada, como Castellucci explicou, a se matricular na universidade, o nada obsta que chegou de Roma corresponde a aceitação de tal inscrição. O que significa que hoje começa o processo real da causa, que ocorre na diocese de origem do Servo de Deus.

O Arcebispo de Módena expressou «grande alegria porque este segundo passo foi dado. é realmente uma questão de deixar o povo de Deus falar, através dos testemunhos a respeito de Enzo. O resto me parece que ele esteja fazendo».

> Leia também: «Somente tu (se penso), ó ideal, és verdadeiro». O testemunho de Piccinini em 1998

Dom Giovanni Mosciatti (à esq.) e Dom Erio Castellucci na missa por Enzo Piccinini.