Dicastério dos Leigos. A carta de Carrón à Fraternidade

O presidente de CL informa os associados e os amigos do Movimento dos passos que foram e serão tomados para dar cumprimento ao Decreto dirigido às associações e aos movimentos de fiéis
Julián Carrón

Queridos amigos,

como já sabem, após a publicação do Decreto Geral emitido pelo Dicastério dos Leigos, da Família e da Vida a respeito do exercício de governo no seio das associações internacionais de fiéis, imediatamente comuniquei ao Prefeito do Dicastério, Cardeal Farrell, nossa plena disponibilidade a dar cumprimento ao que foi pedido. Desejo então informá-los dos passos tomados até agora e dos que pretendemos tomar em tal direção.

Nestas semanas, o Executivo da Fraternidade, junto com alguns especialistas juristas, iniciou uma intensa reflexão acerca do cumprimento das normas necessário para regulamentar a duração dos mandatos no órgão central de governo da Fraternidade e os modos de participação na nomeação dos membros da Diaconia Central e do Presidente.

Desde logo quisemos dividir com o Dicastério os passos do trabalho, e por isso, nos dias passados, Roberto Fontolan, diretor do Centro Internacional de CL, além de membro do mesmo Dicastério, encontrou-se com o Cardeal Farrell.

No decorrer da conversa, muito cordial, aprofundaram-se alguns aspectos das novas normas, esclareceram-se os tempos de um percurso que concerne a todas as realidades associativas do laicato e ressaltou-se a grande importância da Assembleia que o Dicastério convocou para o dia 16 de setembro, convidando os representantes de todos os movimentos, as associações e as novas comunidades...

Baixe o PDF com o texto integral:

Leia a tradução em português do Decreto e da Nota explicativa (tradução não oficial):