Foto Arquivo do Meeting

Rumo ao Meeting 2022. Uma paixão pelo homem

O comunicado de imprensa final do 42º Meeting para a Amizade entre os Povos e o título da próxima edição, que será em Rímini, de 20 a 25 de agosto de 2022

A 42ª edição do Meeting de Rímini abriu o horizonte de uma retomada possível e sustentável, encorajando uma tomada de responsabilidade pessoal perante os desafios do nosso tempo. O título A coragem de dizer “eu” suscitou a reflexão sobre a iniciativa do indivíduo como origem de uma sociedade mais solidária e sobre a urgência das perguntas existenciais como fonte de relações mais verdadeiras e de diálogos mais abertos para um enriquecimento recíproco. Com gratidão, foi acolhido o convite do Santo Padre ao diálogo e ao testemunho e nos debates foi retomado o chamado do Presidente da República ao vínculo entre liberdade e responsabilidade para o bem comum pronunciado durante o evento inaugural. A tragédia do Afeganistão esteve no centro de inúmeros encontros, evidenciando como a liberdade e a democracia definitivamente não são pressupostas e que a defesa delas depende por um lado da educação e da coragem civil de um povo, e por outro de um contexto geopolítico capaz de conter as ameaças mais violentas respeitando as identidades culturais e religiosas.

Assim como no Meeting de 2020 – que funcionou como “edição especial” predominantemente por streaming –, também este ano mais de 70 encontros foram transmitidos pela internet e pela TV com tradução direta em inglês e espanhol. Em mais de vinte países se realizaram encontros conectados ao Meeting de Rímini.

Passando às mostras, “Viver sem medo na era da incerteza” foi o título de uma das mostras mais frequentadas e de um dos encontros mais participados do Meeting. Ambos puseram no centro o diálogo entre o filósofo Charles Taylor, o teólogo anglicano Rowan Williams e o presidente de Comunhão e Libertação Julián Carrón. Num percurso multimidiático, a exposição apresentou diversos aspectos da cultura pós-moderna, mostrando que a secularização para os cristãos é uma “vocação”, um “convite”, uma “oportunidade” para redescobrirem e fazer crescer a experiência de uma fé autêntica. Outras mostras evidenciaram a atualidade da obra de Pasolini, o impacto das séries de TV na vida pessoas e social, exemplos virtuosos de mulheres que tiveram a coragem de criar no meio de mil dificuldades um trabalho e relações de amizade.

Edith Bruck, Elisa Fuksas, Susanna Tamaro, Eraldo Affinati, Carmen Pellegrino, Gian Mario Villalta, Andrea Benanti, Pupi Avati, Fabio Volo, Luca Doninelli, Alessandro Baricco, Sergio Givone, Jean-Paul Fitoussi são só alguns protagonistas do mundo da cultura que trouxeram ao Meeting seus testemunhos em videoentrevistas ou participações presenciais.

Como sempre, a ciência marcou uma dimensão original do Meeting. O eu humano foi assumido como “objeto” de pesquisas científicas em seus níveis mais constitutivos e misteriosos (a linguagem e a consciência) e como sujeito de um olhar para o universo inteiro, envolvendo personalidades do calibre de Andrea Moro, Marcello Massimini, Juan José Gómez Cadenas e, no tema dos buracos negros supermassivos, do prêmio Nobel de Física de 2020 Reinhard Genzel.

Em vários encontros e mostras, a educação e a formação profissional foram evidenciadas como caminho para a retomada e a criação de um trabalho signo. Dedicou-se a este tema o talk diário “O trabalho que virá” , organizado pela Fundação para a Subsidiariedade. Sempre numa perspectiva orientada para as gerações futuras, foram abordados a sustentabilidade ambiental e social da economia, o Plano Nacional de Retomada e Resiliência e a reforma do sistema de saúde, as novas tecnologias, a mobilidade e as novas fontes de energia. Inúmeros ministros, presidentes de regiões, empreendedores, operadores sociais e sindicalistas discutiram esses temas.

O russo Damir Mukhetdinov, secretário executivo do Fórum Internacional Muçulmano, David Rosen, diretor internacional de assuntos inter-religiosos do Comitê Judeu Americano, o cardeal Louis Raphael I Sako, patriarca da Babilônia dos Caldeus, e o cardeal Matteo Maria Zuppi discutiram acerca da encíclica Fratres omnes, evidenciando sua centralidade nesta virada da história do mundo.

Várias iniciativas de cooperação internacional da Itália ou com base operativa na Itália foram expostas num pavilhão dedicado a isso. Num encontro sobre o desenvolvimento da cooperação, o Ministro das Relações Experiores Luigi di Maio esclareceu a posição italiana e europeia em relação à tragédia do Afeganistão, indicando o G20 como lugar multilateral mais adequado e necessário para discutir as novas políticas internacionais.

Um dos temas centrais foi o futuro da democracia, com a participação (entre outras) do presidente Luciano Violante, dos professores Joseph Weiler e Sabino Cassese. Neste contexto temático, inseriu-se um encontro entre os líderes dos partidos presentes no Parlamento: Giuseppe Conte, Enrico Letta, Maurizio Lupi, Giorgia Meloni, Ettore Rosato, Matteo Salvini, Antonio Tajani.

O Meeting Music Contest, com o final na Arena Lido de Rímini, viu a participação de 137 jovens músicos e bandas. Nas praças do centro histórico de Rímini foram apresentaods importantes espetáculos à noite: o concerto inaugural com o maestro Ugo Ughi, um concerto com o jovem violinista e compositor Federico Mecozzi, espetáculos teatrais sobre Dante com Marco Martinelli, sobre a figura de São José com Maurizio Dodadoni e enfim “A Sagrada Família” de Cevoli.

Por fim, alguns números: mais de 250 mil pessoas acompanharam os encontros do Meeting ao vivo e nos nossos canais digitais. Somam-se a esses números as 74 mil visualizações diárias do talk “O trabalho que virá” e as 66 transmissões ao vivo de 36 eventos do Meeting em TVs nacionais e nos sites dos principais jornais italianos. Cerca de 80 mil pessoas entraram no pavilhão durante a feira seguindo meticulosamente os protocolos de prevenção, estando munidos do green pass ou submetendo-se ao teste rápido.

Enfim, os 1700 voluntários mais os 250 do pré-Meeting deram testemunho do título do Meeting, ao construir e fazendo funcionar este evento com um profissionalismo que é, antes de tudo, expressão de gratuidade, de atenção e de cuidado.

O 43º Meeting para a Amizade entre os Povos ocorrerá na Feira de Rímini de 20 a 25 de agosto de 2022 e terá como título “Uma paixão pelo homem”.