Comunicado de Davide Prosperi
As palavras do presidente da Fraternidade de Comunhão e Libertação ao movimento (por videoconferência de Milão, 19 de janeiro de 2022)1. Os próximos passos e suas razões
Boa noite a todos. É bom nos reencontrarmos, mesmo que a covid ainda nos obrigue a manter uma tela entre nós por um tempo, espero que pouco.
Agradeço-lhes por terem reservado um tempo para participar deste momento, no qual gostaria de partilhar as razões dos passos que teremos de enfrentar nas próximas semanas. Penso que este seja o tempo em que temos a oportunidade de nos perguntar seriamente se queremos aprender algo, isto é, se queremos entrar em campo tentando demonstrar algo ou tentando aprender algo que talvez ainda tenhamos de aprofundar ou entender, também em relação ao carisma que nos foi entregue.
Foi dito que estamos num tempo de interinidade. Mas o que realmente significa esta palavra – interino – para nós? É uma faca de dois gumes, porque o interino pode ser a percepção da densidade do instante ou a desculpa para uma indisponibilidade. Não tanto uma indisponibilidade em seguir o chefe da vez, à espera de que mude de linha, mas uma indisponibilidade para com Deus. Só o fato de alguém sentir o tempo assim já quer dizer que impõe limites à ação de Deus em sua vida e na história. Porque num instante Deus pode mudar a história! O instante poderia ser também isto. E onde eu estou? Então o problema é estar presente! O problema para nós hoje é estar, é estar presente às coisas presentes, como dizia Dom Giussani: «fixar como presença as coisas presentes»... (Faça o download do PDF e continue a leitura)
- Comunicado Prosperi (Brasil) 685 KBComunicado Prosperi (Brasil)
- Comunicado Prosperi (Portugal) 701 KBComunicado Prosperi (Portugal)
- dp-comunicazione-a-cl-190122-bra.epub 1 MB