A premiação (Foto: Província de Monza-Brianza)

A Dom Giussani, o Prêmio Talamoni

Por ocasião do Centenário, à memória do fundador de CL foi atribuído o reconhecimento que leva o nome do patrono da Brianza. «Grandíssimo educador, teólogo, profundo conhecedor da alma humana»

Realizou-se no dia 3 de outubro, em Monza, a cerimônia de entrega do Prêmio Talamoni, o mais importante reconhecimento provincial instituído por ocasião do aniversário do patrono da Brianza, Luigi Talamoni (1848–1926), sacerdote monzês fundador da congregação das irmãs misericordiosas de São Gerardo.

Entre os reconhecimentos também estava o de Dom Luigi Giussani, por ocasião do centenário de seu nascimento. O percurso de vida do fundador de Comunhão e Libertação, diz a motivação, «está profundamente enraizado na cultura do território e na tradição do Beato Talamoni». Para os promotores do prêmio brianzolo, Dom Giussani também «viveu seu ministério levando o verdadeiro testemunho do cristianismo no cotidiano das pessoas com a intuição de que a fé é um encontro, um acontecimento, uma inesgotável história de amor. Grandíssimo educador, teólogo, profundo conhecedor da alma humana, expressou numa considerável quantidade de escritos sua intuição sobre o Mistério e a Fé, deixando como legado sua unicidade educativa, intelectual, espiritual e cultural. Um testemunho de vida e fé que continuará a inspirar as futuras gerações».

O prêmio foi retirado, na sede da Província de Monza-Brianza, pela sobrinha Margherita Sironi e pelo vice-presidente da Fraternidade de CL, Cesare Pozzoli.