O Papa Francisco durante a audiência de 15 de outubro de 2022 (Foto: Roberto Masi/Fraternidade de CL)

O nosso caminho

A carta de Davide Prosperi, presidente da Fraternidade de CL, a todo o Movimento depois da audiência com o Papa Francisco


1982, Reconhecimento pontifício da Fraternidade: “O que aconteceu (…) certamente foi a maior graça na história inteira do Movimento”
(Dom Giussani)

2002, XX aniversário do reconhecimento pontifício da Fraternidade: “A carta que o Santo Padre me enviou (…) é o gesto mais decisivo da nossa história”
(Dom Giussani)

2022, Audiência com o Papa Francisco pelo Centenário do nascimento de Dom Luigi Giussani



Caros amigos,
o que aconteceu no sábado passado, na Audiência com o Papa Francisco, foi além de qualquer possível expectativa. Com efeito, tínhamos decidido fazer coincidir este acontecimento com o nosso Dia de Início de Ano, mas vivemos uma coisa que foi incomparavelmente maior: um verdadeiro novo início.

Um sentimento prevalece sobre todos os outros: a gratidão. Gratidão a Deus, pelo dom de Dom Giussani e do seu carisma, e gratidão a Dom Giussani, porque, mais uma vez, fez com que o nosso povo se reunisse todo em torno da condução da Igreja. Como imagino que aconteça com muitos de vocês, estou ainda profundamente comovido por ter visto aquilo que a semente plantada por Dom Giussani soube gerar: um grande fluxo de humanidade, transbordante de afeição e de reconhecimento pela Graça recebida. Então também estou grato a todos vocês, por terem sido, com a sua presença na Praça de São Pedro, sinal desta Graça diante do mundo. […]

Leia o texto integral da carta no arquivo PDF: