A saudação de Davide Prosperi no Tríduo de GS

Uma amizade para o destino

A saudação de Davide Prosperi, presidente da Fraternidade de CL, aos jovens de Gioventù Studentesca reunidos em Rímini para o Tríduo Pascal anual (6 de abril de 2023)

Olá, amigos! É curioso usar esta palavra – amigos – quando são tantos os anos de vida e tantas as experiências vividas que nos separam. Vocês poderiam ser meus filhos, e de fato entre vocês estão também duas filhas minhas. Mas podemos dizer assim, é justo dizer assim. E nestes dias vocês também vão descobrir por quê. Seus amigos mais velhos, que vão guiá-los no gesto do Tríduo Pascal, pediram-me que viesse aqui fazer uma saudação. Faço-o de muito bom grado. Aliás, pensei em viver junto com vocês este gesto. Não é algo habitual para mim, mas este é um ano especial: a pandemia de covid os impediu por muitos anos de se reunirem aqui, todos juntos, e então temos de retomar juntos, para não perdermos a memória.
Compreendo que cada um de vocês, neste momento, deve ter sentimentos e expectativas próprias, muito pessoais. Quero, porém, dar-lhes um conselho, que concerne a cada um de vocês, e permito-me dá-lo pela experiência que amadureci em todos estes anos: para alguma coisa ser mais velho deve servir! É importante vocês terem decidido vir aqui, é importante terem decidido estar aqui, independentemente do estado de espírito que tinham antes de vir e que têm agora que estão aqui. O conselho é este: estejam disponíveis, disponíveis a tudo, realmente a tudo o que lhes for proposto. Vocês não vão entender tudo imediatamente, mas deixem-se agarrar pelo que lhes for proposto: estão aqui, não têm nada a perder. Penso em quando, muitos anos atrás, eu estava aí no lugar de vocês – meio incerto que fosse o lugar onde queria estar – e um dia, se Deus quiser, algum de vocês estará no meu lugar. Lembrem-se destes dias…

Continue a leitura, baixe o PDF: