O trabalho no Pré-Meeting deste ano (Foto: Archivio Meeting)

Rumo ao Meeting 2025. “Nos lugares desertos construiremos com novos tijolos”

O comunicado de imprensa final do Meeting para a Amizade entre os Povos e o título da próxima edição, que ocorrerá em Rímini de 22 a 27 de agosto de 2025

«O Meeting deste ano surpreendeu-nos pela intensidade da participação, pela força dos testemunhos, pela profundidade das reflexões e pela abertura ao mundo», assim se pronunciou o presidente do Meeting de Rímini, Bernhard Scholz, sobre a 45ª edição da feira.

Na esteira do título “Se não estamos em busca do essencial, então o que buscamos?”, surgiram experiências e perspectivas para apoiar uma educação apaixonada pelo bem dos jovens, para promover uma economia justa e sustentável, para favorecer uma política orientada ao bem comum, e para utilizar adequadamente as mídias e a inteligência artificial.

A partir do diálogo inaugural com o Patriarca Latino de Jerusalém, o cardeal Pierbattista Pizzaballa, muitos encontros procuraram dar voz a iniciativas de paz e reconciliação na Rússia, Ucrânia, Israel, Palestina e Mianmar. Temas centrais também incluíram o futuro da democracia e o diálogo inter-religioso: sobre este último ponto, participaram o presidente da CEI, cardeal Matteo Maria Zuppi, e o secretário-geral da Liga Muçulmana Mundial, Muhammad Bin Abdul Karim Al-Issa.

As 16 exposições despertaram grande interesse este ano, com mais de 150 mil visitantes, apresentando artistas como Curran Hatleberg e William Congdon, ou então através das vidas diferentes entre si, mas todas marcadas dramaticamente pela busca do essencial de Franziska e Franz Jägerstätter, Alcide De Gasperi e do médico modenês Enzo Piccinini. Também se destacou a exposição sobre a história dos Jubileus, em preparação para o Ano Santo de 2025.

O espetáculo de abertura sobre a viagem à Terra Santa do escritor francês Eric-Emmanuel Schmitt e o concerto do pianista iraniano Ramin Bahrami são apenas dois exemplos dos 18 espetáculos apresentados nesta edição do Meeting. Também vale mencionar o sucesso do Meeting Music Contest, com a participação de mais de 200 jovens músicos e bandas.

Em termos de números, o público aumentou em relação à edição de 2023, com um crescimento em torno de 10 por cento. Os 140 encontros, com 450 palestrantes, dos quais 100 vindos do exterior, as 16 exposições e os 18 espetáculos tiveram, quase sempre, lotação esgotada, o mesmo acontecendo com o Villaggio Ragazzi Yoga e a Cittadella dello Sport, que atraíram dezenas de milhares de crianças e jovens. Também cresceu o número de empresas parceiras, chegando a 180, com um envolvimento nas reflexões sobre os temas do Meeting. As transmissões ao vivo de 80 encontros (praticamente todos os principais) foram replicadas quase 300 vezes pelos principais portais de notícias italianos, resultando num impacto midiático significativamente maior do que no ano passado.

São números que devem levar-nos a pensar cada vez mais no Meeting como um lugar de encontro, diálogo, pacificação, colaboração e aprofundamento comum para o nosso país e para o mundo, como recordou o Papa Francisco em sua mensagem: «Mirar o essencial ajuda-nos a tomar nas mãos a nossa vida e a fazer dela um instrumento de amor, de misericórdia e de compaixão, tornando-a sinal de bênção para o próximo».

A 46ª edição do Meeting será realizada na Feira de Rímini de 22 a 27 de agosto de 2025, com o título, extraído dos Coros de “A Rocha”, de Thomas Stearns Eliot: “Nos lugares desertos construiremos com novos tijolos”.