Um concerto surpreendente

A abertura do Rio Encontros 2017. Três dias de evento cultural entre mostras, palestras e música. Na primeira noite, a beleza do Coral Codex Sanctissima
Eliza Gouveia

Realizado entre os dias 27 e 29 de janeiro, no auditório do Colégio Zaccaria, no Catete, zona sul do Rio de Janeiro, o Rio Encontros teve como tema “Dinheiro, Filhos, Trabalho, Saúde. Tudo é sério. E a vida?”. O evento contou com a participação de Rose Busingye, diretora do Meeting Point International, Francesco Berardi, engenheiro da Nokia, Luiz Carlos Rezende e Santos, juiz criminal em Belo Horizonte e muitos outros convidados. E a terceira edição do Rio Encontros, não poderia ter sido menos surpreendente.

A abertura da edição 2017 foi feita pelo grupo Codex Sanctissima. Formado com o objetivo de divulgar a música antiga para um público variado grupo conta com os músicos André Paiva, Carla Marinho, Doriana Mendes, Pedro Novaes, Rita Cabus, e dirigido por Félix Ferrà. o grupo apresentou o programa Dei Genitrix, dividida em dois momentos. Durante todo o intervalo aplausos entusiasmados eram ouvidos da plateia que ouvia atentamente a apresentação de um estilo musical nada comum: a música sacra medieval e renascentista.

Apresentação do Codex Santíssima no Rio Encontros 2017

Com instrumentos como gaita de fole, viela de roda e de arco, saltério pinçado, citola, flautas medievais e clavisimbalum, todos fabricados de maneira original os músicos a cada novo “instrumento” utilizado, descreviam seu nome, história e detalhes, procurando aproximar o público do espetáculo.

A exaltação da imagem da Virgem Maria é um dos objetivos do grupo e isso fica muito claro pela escolha do tema: Dei Genitrix. Do grego Theotókos, tem como significado literal “Aquela que deu a luz a Deus” e que também pode ser traduzido como “Portadora de Deus” ou “Mãe de Deus” e possui uma importância muito grande para a Igreja Católica, especialmente pelo fato de que 2017 foi escolhido como o Ano Mariano.

Segundo um dos presentes, o estudante Bruno, a palavra que representava melhor a apresentação foi: emocionante. Definitivamente o Rio Encontros 2017, começou da melhor forma possível para fazer jus ao tema desse ano: a vida. E que melhor forma de celebrar a vida e a beleza dela, do que com uma bela apresentação de música sacra?