Emilia Guarnieri

Emilia Guarnieri deixa a presidência do Meeting de Rímini

Foi uma das fundadoras há 40 anos e após 27 anos deixará de estar à frente do evento. "Qual é o sentimento agora? Uma grande gratidão. Eu fui sempre uma voluntária»

«Para mim, o Meeting de Rímini foi e ainda é uma imensa aventura de liberdade». Após 27 anos de presidência e 40 de responsabilidade partilhada, nos próximos dias, com a renovação do conselho de administração da Fundação Meeting para a amizade entre os povos, Emília Guarnieri deixará a presidência do mais seguido e um dos mais duradouros acontecimentos culturais no mundo. Uma mudança anunciada, aliás, há já algum tempo, mas que deixa marcas.

«Julgo que chegou a hora de deixar que esta coisa bela, rica e tão amada que vivi, ir para outras mãos, braços e pernas», disse a presidente. «Eu digo “deixar ir” e não “abandonar”, é o que se passa com os filhos: se os amamos, temos de os deixar ir». O sentimento que qualifica este momento? «Acima de tudo, uma grande gratidão por tudo o que recebi destas últimas quatro décadas, em termos de história, riqueza de experiências, encontros. Eu nunca imaginei que poderia encontrar tantas experiências do mundo.» Uma gratidão referida em detalhe «por cada uma das pessoas com quem trabalhei, os administradores do Meeting, a redação cultural, os colaboradores, as instituições, os parceiros, os oradores, os curadores das exposições, os muitos voluntários que deram gratuitamente o seu tempo. Trago no meu coração os nomes e apelidos de tantas pessoas».

LEIA TAMBÉM - Bernhard Scholz é o novo presidente do Meeting de Rímini

Os voluntários, a alma do Meeting, mais de três mil por ano, durante quatro décadas. «Eu fui sempre voluntária do Meeting», conta Emília, «nestes quarenta anos, em conjunto, pusemos em ação a beleza da experiência humana que encontramos na amizade de Dom Giussani, para que se tornasse um local de encontro, liberdade, diálogo e construção comum com todos. Um grande amigo, nos anos 80, dava o Meeting os seus primeiros passos, disse-me: “Emília, lembra-te que o Meeting não é teu”. Eu cresci com essa consciência e pelo menos tentativamente com a liberdade de alguém que tem em mãos algo cuja origem o precede».

Encontramo-nos no Meeting 2020, que terá o título “Sem maravilhamento, ficamos surdos ao sublime”. «Também eu desejo esta maravilha de que fala o título da edição deste ano. Conto desfrutar deste Meeting tanto como dos outros quarenta, talvez até mais, quem sabe, estou muito curiosa».