Alberto Bonfanti com Israa, ex-aluna e agora voluntária de Portofranco (foto Portofranco)

Portofranco. Reconhecimento público

Alberto Bonfanti, presidente do centro de reforço escolar de Milão, recebeu o título de Oficial da Ordem ao Mérito do Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella

Na sexta-feira 24 de fevereiro, Sergio Mattarella concedeu trinta homenagens de "Mérito da República Italiana" aos cidadãos e representantes de trabalhos de engajamento de diversas formas na sociedade, incluindo empreendedorismo ético, trabalho voluntário, atividades de solidariedade, inclusão, educação e atos de heroísmo.

Entre os muitos exemplos de compromisso cívico premiados pelo Presidente da República estava Portofranco, um centro de ajuda ao estudo com sede em Milão, mas que agora tem centros irmãos em todo o país. Foi Alberto Bonfanti, de 61 anos, professor, presidente e um dos fundadores da Associação Portofranco, que recebeu o título de Oficial da Ordem do Mérito da República Italiana, «por seu constante compromisso em acompanhar os jovens em seus estudos através de uma rede de voluntários formada por professores, inclusive aposentados, e jovens universitários».

Alberto escreveu aos voluntários e amigos sobre sua surpresa: «Quando recebi o telefonema na quinta-feira à tarde, mal pude acreditar. Que comoção! E que gratidão! A padre Giorgio Pontiggia, na origem desta aventura, que há tantos anos teve esta grande intuição educativa. A Dom Giussani, que o gerou como gerou a muitos de nós. Ao Movimento Comunhão e Libertação, que hoje alimenta essa origem e o horizonte universal de Portofranco. A cada um de vocês que trabalhou e trabalha lá com dedicação, sacrifício e inteligência. A cada um dos milhares de voluntários, que, mesmo que por apenas uma hora, contribuíram para aumentar aquele mar de gratuidade que é este lugar. Aos amigos que servem a esta obra há tantos anos e que já estão no céu com o Pe. Giorgio. Aos muitos que nos têm apoiado e continuam a nos apoiar, permitindo que Portofranco continue a existir. Aos milhares de meninos e meninas que tivemos o dom de conhecer, a todas as histórias pessoais que pudemos acompanhar na aventura da vida. Aos seus pais, que, através de seus filhos, passaram a nos conhecer e a nos estimar. Ao reconhecimento agora feito pelo mais alto escalão do Estado italiano, pela bondade e exemplaridade de nossa iniciativa. Que comoção! E com que responsabilidade mais consciente seremos capazes de recomeçar nosso trabalho diário a partir de segunda-feira».