Papa Francisco: «Que a fé se torne uma experiência presente»

O Papa tentaria estar presente. E fez isso com um telefonema no início da peregrinação Macerata-Loreto, realizada na noite de 8 de junho. “O Senhor nos surpreende. Fiquem abertos às surpresas de Deus”

A seguir, o texto central do telefonema:

Queridos jovens amigos, boa noite! Sei que vocês são muitos no estádio de Macerata, dezenas de milhares de pessoas, vindas de todas as partes da Itália e também do exterior, para esta 35ª Peregrinação a pé até Loreto, proposta a todos vocês por Comunhão e Libertação. Saúdo a cada um de vocês e faço uma saudação especial a Sua Eminência, o Cardeal Marc Ouellet, que daqui a pouco celebrará a Santa Missa. Eu também me aproveito desta ocasião para lhe dar os parabéns pelo seu aniversário, porque hoje é o seu aniversário! Cumprimento também os bispos da região do Marche.

Sei que vocês vão caminhar vinte e oito quilômetros, durante toda a noite, rezando o terço, cantando juntos, guiados. Isso é muito bonito porque é o paradigma da vida. Toda a vida é uma peregrinação. O importante é o encontro com Jesus no caminho da vida, o encontro com Ele, e isso é a fé que nos dá, porque é Ele quem nos dá a fé. Deixem-se guiar por Jesus, deixem-se guiar por Jesus! Muitas vezes, para nós, a fé é um pressuposto óbvio da vida: dizemos "creio em Deus", e isso é bom, mas como é que você vive isso no caminho da vida? É necessário que a fé se torne uma experiência presente.

Quando nos encontramos, quando encontramos o Senhor, Ele nos surpreende! O Senhor pode ser chamado de o "Senhor das surpresas". Fiquem abertos às surpresas de Deus! Também para vocês o acontecimento desta noite, que cresce a cada ano, é uma surpresa, é um sinal de que nada é impossível para Deus. De outro modo, como se explicaria que de 300 que vocês eram em 1978 tenham se tornado 90.000 no ano passado? Todos vocês também podem se apoiar em Jesus, nesta presença tão fascinante e atraente. Quando vocês se sentirem cansados e tiverem a tentação de ir por conta própria, pensem nisto: repitam o seu sim, rezem para que cada um de vocês possa reconhecer na sua carne ferida no corpo e no espírito a própria humanidade necessitada da humanidade de Cristo, a única que pode satisfazer verdadeiramente o desejo do homem.

O tema que escolheram para esta noite se refere a isso. Ide adiante com esperança queridos jovens, ide adiante com esperança! E por favor: não deixem que lhes roubem a esperança; é o Senhor quem a dá a vocês. Boa missa, boa peregrinação e que o Senhor os abençoe. Rezem por mim!

Papa Francisco ao telefone com Dom Giancarlo Vecerrica, 8 de junho de 2013