Francisco e os jovens em Atenas. «A coragem da esperança»
O discurso do Santo Padre no encontro com os jovens em Atenas. «Se a criação é bela aos nossos olhos, aos olhos de Deus cada um de vós é infinitamente mais belo»Queridos irmãos e irmãs, kaliméra sas [bom dia]!
Agradeço-vos por terdes vindo aqui, muitos de vós de lugares distantes: efcharistó [obrigado]! Estou contente por vos encontrar já na reta final da minha visita à Grécia; e aproveito a ocasião para renovar o meu agradecimento pelo acolhimento e todo o trabalho realizado para a organizar: efcharistó!
Impressionaram-me os vossos estupendos testemunhos. Já os tinha lido e agora retomo convosco algumas passagens.
Katerina, falaste-nos das tuas frequentes dúvidas de fé. Quero dizer a ti e a todos vós: não tenhais medo das dúvidas, porque não são faltas de fé. Não tenhais medo das dúvidas. Antes pelo contrário, as dúvidas são «vitaminas da fé»: ajudam a robustecê-la, tornando-a mais forte, ou seja, mais consciente, fazem-na crescer, tornam-na mais livre, mais madura. Tornam-na mais disposta a pôr-se a caminho, a seguir em frente com humildade, dia após dia. Ora a fé é precisamente isto: um caminho quotidiano com Jesus, que nos leva pela mão, acompanha, encoraja e, quando caímos, levanta-nos. Nunca Se amedronta. É como uma história de amor, onde se avança sempre juntos, dia a dia; e contudo sobrevêm, como numa história de amor, momentos em que há necessidade de se interrogar, de superar as dúvidas. E é útil, faz subir o nível do relacionamento. Isto é muito importante para vós, porque não podeis trilhar o caminho da fé às cegas, mas dialogai com Deus, com a própria consciência e com os outros. […]
Continue a leitura no site da Santa Sé