(Foto: Roberto Masi/Fraternidade de CL)

A oração do Papa pelos movimentos

Como todo mês, Francisco confia suas intenções de oração a toda a Igreja por meio da “Rede Mundial de Oração do Papa”. Aqui, o vídeo e o texto do convite para maio, dedicado aos movimentos e aos grupos eclesiais

«Os movimentos eclesiais são um dom, são a riqueza da Igreja! Isto é o que vocês são! Os movimentos renovam a Igreja com a sua capacidade de diálogo a serviço da missão evangelizadora». Estas foram as palavras do Papa Francisco no último dos vídeos em que explica suas intenções mensais de oração, endereçado a toda a Igreja através da Rede Mundial de Oração do Papa, uma obra pontifícia que nascei em meados do século XIX, composta por 22 milhões de católicos em 89 países do mundo.
No coração e na oração de Francisco durante o mês de mais, estarão os movimentos e grupos eclesiais, convidados a pôr «seus carismas ao serviço das necessidades do mundo», evitando «qualquer tentação de fechar-se em si mesmos».
Em seguida, o texto da intenção e o vídeo produzido em colaboração com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, em que a voz de Francisco é acompanhada por várias imagens de realidades em contextos muito diversos entre si, dos escoteiros portugueses às comunidades de CL nas Filipinas, passando pelos missionários do Shalom em Madagascar e os Novos Horizontes no Brasil.

A intenção
Rezemos para que os movimentos e os grupos eclesiais redescubram diariamente sua missão, uma missão evangelizadora, colocando seus carismas ao serviço das necessidades do mundo.
Papa Francisco – maio de 2023


As palavras do Papa
«Os movimentos eclesiais são um dom, são a riqueza da Igreja! Isto é o que vocês são!
Os movimentos renovam a Igreja com a sua capacidade de diálogo a serviço da missão evangelizadora.
Eles redescobrem cada dia, no seu carisma, novas maneiras de mostrar a atratividade e a novidade do Evangelho.
Como fazem isto? Ao falar línguas diferentes, parecem diferentes, mas é a criatividade que cria essas diferenças. Mas sempre se entendem e se fazem entender.
E trabalhando ao serviço dos bispos e das paróquias para evitar qualquer tentação de fechar-se em si mesmos, que pode ser um perigo, não?
Mantenham-se sempre em movimento, respondendo ao impulso do Espírito Santo, aos desafios, às mudanças do mundo de hoje.
Mantenham-se na harmonia da Igreja, pois a harmonia é um dom do Espírito Santo.
Rezemos para que os movimentos e grupos eclesiais redescubram cada dia a sua missão, uma missão evangelizadora, e que possam colocar os seus próprios carismas a serviço das necessidades do mundo: a serviço.»