O édito de Dom Delpini (Foto: Unsplash/Sofi)

Dom Giussani, o édito do Arcebispo de Milão

Em vista da primeira sessão pública da Fase Testemunhal em 9 de maio, publicamos o texto no qual Dom Delpini convida os interessados a fornecer informações documentadas e verdadeiras para um maior conhecimento do fundador de CL

A todos os fiéis da Diocese Ambrosiana e a todas as pessoas de boa vontade

Caríssimos,
na próxima quinta-feira, 9 de maio de 2024, às 17h na Basílica de Santo Ambrósio em Milão, presidirei a primeira Sessão da Investigação Diocesana para a Beatificação e a Canonização do Servo de Deus mons. Luigi Giussani, padre ambrosiano.

Nascido em Desio em 15 de outubro de 1922; foi ordenado padre em 26 de maio de 1945 pelo Beato Cardeal Alfredo Ildefonso Schuster, que o encarregou do ensino da Teologia em nosso Seminário Arquidiocesano de Venegono Inferiore.

Sacerdote apaixonado e entusiasmado, além de ensinar no Seminário, dedicou-se à animação pastoral e aos jovens da Ação Católica Italiana, especialmente os da Juventude Estudantil, aos quais levou um frescor de iniciativas e novas intuições, que o envolveram cada vez mais, a ponto de pedir para deixar o ensino no Seminário a fim de se dedicar inteiramente à formação juvenil, começando a ensinar religião no Liceu Berchet de Milão, onde imediatamente despertou uma resposta entusiástica dos alunos. Seguiram-se novas iniciativas, novas intuições, novas propostas, que envolveram cada vez mais jovens e adultos, dando origem ao Movimento Comunhão e Libertação, que marcou a história da Igreja ambrosiana e italiana, em anos não isentos de turbulências e conflitos. O Movimento germinou diversos e fecundos frutos e se estendeu por toda a Igreja, sempre guardando o coração da proposta original, que nos remete às palavras de nosso maior Patrono, Santo Ambrósio: “Cristo é tudo para nós”.

LEIA O DOCUMENTO OFICIAL DO ÉDITO

Faleceu em 22 de fevereiro de 2005 cercado por autêntica fama de santidade, que não se apagou com o tempo, antes cresceu, e sobre a qual agora devemos refletir diante de Deus.

Portanto, de acordo com as indicações da Santa Sé, contidas no artigo 43 da Instrução Sanctorum Mater, convido quem desejar a fornecer-me notícias documentadas e verdadeiras que sejam úteis para melhor conhecermos o Servo de Deus, sua vida, seus atos, sua espiritualidade, seus frutos.

Tais notícias poderão ser enviadas diretamente para mim ou para meus colaboradores do Serviço das Causas dos Santos de nossa Diocese, na Cúria Diocesana na Piazza Fontana 2, em Milão.

Que o Senhor nos ajude a pôr-nos à escuta de Sua voz e de Sua vontade e nos conceda – se Ele desejar – enriquecer a fileira dos santos Padres ambrosianos, incluindo entre eles também Dom Luigi Giussani, para o bem de nossa Igreja e do Movimento Comunhão e Libertação.

Dom Mario Enrico Delpini
Arcebispo de Milão



de www.chiesadimilano.it