O que move uma pessoa a realizar coisas extraordinárias?

Na Argentina, um trabalho universitário sobre o Banco de Alimentos suscita um encontro e a clareza da manifestação de uma Presença
Agustina Campana

São 1h03 da manhã. Amanhã será um longo dia e eu já deveria estar dormindo, mas foi tão grande o que aconteceu hoje que eu não posso deixar de escrever. Você não pode evitar a escrita quando é testemunha da manifestação da glória de Cristo.
Na matéria Introdução à Administração, na Universidade de Buenos Aires, na Argentina, como parte da nota final nos convidaram a fazer uma monografia sobre um tema relacionado a uma organização. Sugeri ao meu grupo que fazer um trabalho sobre o Banco de Alimentos de La Plata, pois conhecia a experiência de Liliana e Ilari, seu presidente.
Ontem, terça-feira, Ale, Juampi e eu iniciamos a viagem para La Plata. Trem, ônibus e táxi foram os meios que nos permitiram chegar a San Isidro três horas depois. Fomos agradavelmente recebidos por Liliana, cuja disposição nos impressionou. "As boas obras, lembre-se crianças, nascem do olhar para a realidade" foi uma das primeiras coisas ditas por Liliana ao nos encontrar. Assim começou uma visita de três horas cujo objetivo era investigar a estratégia da organização em seu ambiente. Fomos capazes de cumprir essa tarefa, graças à vibração constante da Liliana. Entretanto, o que me impressionou na visita foi o encontro com uma pessoa que vivia a realidade de forma profunda.

Conforme se desenrolava a conversa me sentia cada vez mais comovido pela simplicidade com Liliana contava coisas extraordinárias: a situação social na Argentina e sua participação ativa nas mudanças, seu trabalho no Banco de Alimentos das 9 às 17 hs, e disponível no restante do tempo por telefone e, sua empatia com o outro e sua preocupação constante para a educação.
"As forças que mudam o mundo são as mesmas que mudam o coração do homem", lembrou. Ela acredita que seu testemunho seja uma força para mudar o mundo e mudar o coração dos empresários a partir de uma amizade que vai crescendo com o trabalho.

Agora eu pergunto: "O que move uma pessoa a fazer coisas simplesmente extraordinárias?" Se não for para o lucro (você pode ter pensado, como um bom economista) nem reconhecimento social, a resposta se torna óbvia. A vitória de Cristo se manifesta neste encontro, nesta pessoa, nesta circunstância. Ver os voluntários trabalharem contentes, ver a quantidade de doações e instituições beneficiadas e ver meus amigos de equipe que desfrutaram "lições de vida" (como os definiu na reunião). É a vitória de Cristo, aqui e agora. Agora posso dormir em paz, depois de escrever como Cristo está presente em nossas vidas.