Messias e Bernardo, Jefferson e Dona Geralda.

Uma disponibilidade surpreendente

Messias enviou esta carta para compartilhar os acontecimentos que viveu no último sábado (10/11) durante o Dia Nacional da Coleta de Alimentos 2012

Nesta Coleta, dois fatos me chamaram a atenção: a adesão de Dona Geralda de 67 anos e de Jefferson de 10 anos. Conheci os dois no mercado e eles aderiram espontaneamente ao gesto e quando percebi já estavam trabalhando como voluntários, como Cristo no meio dos discípulos de Emaús.
Primeiro chamei o menino e perguntei: "Você sabe o que é ser voluntário?" Ele respondeu: "É ser solidário". Quis fazer a inscrição e sua mãe chegou e autorizou a sua participação. Fiquei impressionado com a sua disponibilidade e vi nos seus olhos a satisfação em servir.
Já Dona Geralda é uma "velha conhecida", pois tempos atrás vendia comidas de milho na frente deste mercado. Ela se sentou num banco para descansar, observou a movimentação dos voluntários e em pouco tempo já estava disponível para aderir ao gesto. Observei nela o dom da amizade, da simplicidade, uma mulher ferida pela idade, decidida e bastante carinhosa com as pessoas. Inicialmente, achava que sua participação seria no máximo de meia hora, mas o tempo foi passando e ela não nos abandonava. Então disse para ela: “Dona Geralda vou inscrever a senhora como voluntária da coleta. Pode ser?” Ela respondeu: “Sim”. Perguntei até que horas a senhora vai ser voluntária e ela respondeu: “Só vou sair daqui quando meu marido chegar para me pegar, ele é taxista”. Dito é feito, a sua espera durou mais de cinco horas em prol da Coleta. Quando o marido chegou, me devolveu o colete, se despediu, me pediu para rezar por ela e foi embora com o marido. Impossível esquecer o testemunho dela e de Jefferson. Gratuidade generosa de Cristo por nós.
A experiência que vivi naquele sábado, durante onze horas coletando alimentos, me remete a Cristo porque naquele mercado ficou evidente para mim o que torna possível não ficar indiferente diante da necessidade do outro. Aqueles clientes do mercado, os voluntários que conheci naquele instante, as doações espontâneas de empresários e comerciantes, a adesão deles à Coleta, demonstraram este fato e me ajudaram a perceber o quanto é importante olhar o outro com afeto, no fundo dos seus olhos, sem medo de nada, e receber em troca centenas de adesões gratuitas, gestos de sensibilidade, de motivação, migalhas transformadas em pães e peixes para uma multidão. Tudo por um Outro

Messias Firmino de Queiroz, Campina Grande (PB)